Seguro Residencial: Vale a pena contratar?

 

Considerando que o grande sonho da maioria dos brasileiros é conquistar a casa própria, proteger esse bem é tão importante quanto comprá-lo. O seguro residencial surge, portanto, como uma solução para garantir esse cuidado. Mas será que realmente vale a pena contratar esse serviço?

Pense bem: comprar um imóvel próprio muitas vezes requer anos de esforço e dedicação, sendo necessário economizar dinheiro e abrir mão de outros gastos para alcançar esse sonho. Por isso, levando em conta o tamanho desse investimento, é muito importante assegurar sua proteção contra as situações atípicas do dia a dia, por mais improváveis que elas pareçam ser. 

Imagine o seu imóvel sendo atingido pela queda de um raio, uma explosão ou até mesmo um acidente aéreo. Mesmo que isso seja algo inimaginável, infelizmente sempre há algum risco, especialmente situações mais corriqueiras, como incêndios e roubos, por exemplo.

Dessa forma, para te mostrar como o seguro residencial é fundamental, como funciona, quais as coberturas mais comuns e como contratar, a Imobiliária Pessato criou esse conteúdo buscando esclarecer essas dúvidas. Veja a seguir:  

 

Seguro Residencial: O que é?

 

O seguro residencial é a modalidade focada em oferecer proteção aos lares e pode incluir, ainda, a segurança de todos os bens instalados nas residências. Isso significa que cada item que estiver dentro da sua casa será protegido pela cobertura, conforme estabelecido em contrato. 

Assim, em caso de qualquer tipo de acidente ou imprevisto, você recupera seu dinheiro e recebe a respectiva assistência, de acordo com a cobertura contratada. 

Sobre o valor desse investimento, tenha em mente que o cálculo do preço da apólice considera o custo da reconstrução do imóvel e o valor real dos bens que o contratante deseja segurar. Desse modo, o preço é baseado no sinistro, que é o valor a ser pago pela seguradora, caso haja algum imprevisto no imóvel.

 

O que cobre o Seguro Residencial?

 

De acordo com informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a cobertura principal de seguros residenciais cobre danos causados por: incêndios, queda de raios e explosão causada por gás de uso domésticoquando não gerada nos locais segurados.

Vale lembrar que o seguro também faz a cobertura das consequências do sinistro, como desmoronamento, despesas com combate ao fogo, salvamento e desentulho do local, por exemplo. 

Além desses planos mais básicos, vale considerar também que existem outros seguros residenciais com coberturas maiores, que indenizam inclusive:

 

  • Queda de árvore e até de aeronave

  • Vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo e fumaça

  • Impacto de veículos

  • Danos elétricos

  • Danos ao jardim

  • Queimadas em zona rural

  • Perda ou pagamento de aluguel

 

As seguradoras costumam montar propostas totalmente personalizáveis. Então, você pode complementar o seguro adicionando as coberturas conforme as suas necessidades e preferências. 

Atualmente, muitos seguros residenciais, por exemplo, oferecem pequenos reparos, isto é, serviços que são muito úteis no dia a dia, como problemas elétricos, hidráulicos e até mesmo com chaves. Todos eles podem fazer parte da cobertura do seguro. 

 

Quais os cuidados ao contratar o Seguro Residencial?

 

É preciso ficar atento a cada detalhe antes de assinar o contrato. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a cobertura contratada: riscos, prazos, valores a serem pagos e informações sobre o sinistro. Também considere estar ciente sobre como os problemas serão resolvidos, caso o seguro precise ser acionado.

É normal que você esteja se fazendo muitas perguntas. Então, nossa melhor dica é que você leia e releia a apólice por completo. Nesse documento devem constar todas as proteções combinadas e isso serve para formalizar o negócio.

Portanto, observe com muito cuidado cada item que o seguro se compromete a cobrir. Conforme comentamos anteriormente, alguns seguros podem cobrir tudo o que você tem dentro de casa, enquanto outros protegem apenas a construção.

 

Quando acionar o Seguro Residencial?

 

Vale, ainda, ressaltarmos que para acionar o seguro residencial é muito simples. Assim como funcionam os outros tipos de seguro, basta você informar a seguradora em caso de sinistro. 

A partir do seu contato, a empresa se dirige até o local para realizar uma vistoria e, após a análise da ocorrência, você recebe a indenização ou reparação do bem.

 

Vale a pena contratar Seguro Residencial?

 

Sim! Mais uma vez, enfatizamos a importância de contratar um seguro residencial. Esse seguro é uma das modalidades de proteção que oferece o melhor custo-benefício no mercado ao livrar você de ter que resolver problemas e, ainda por cima, gastar mais. Sem falar na garantia de conservação do seu patrimônio. 

Por uma parcela fixa mensal pequena, você assegura uma assistência ao seu imóvel contra os incidentes que explicamos acima e acaba gastando muito menos do que se tivesse que arcar com esses prejuízos sozinho. 

Ou seja, quem tem seguro, pode dormir tranquilo!

 

Como contratar Seguro Residencial

 

Imaginamos que você tenha interesse em contratar o seguro residencial para sua casa: por isso, para facilitar a sua busca e ser orientado por especialistas, conte com a Pessato Seguros.

 

Clique aqui para acessar nossa página sobre Seguro Residencial e faça uma cotação gratuita

 

Nossa equipe de profissionais está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre a contratação desse e de outros tipos de seguro. Aguardamos seu contato!

 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO