Como saber a Posição Solar de um Imóvel e Qual a melhor para Casas e Apartamentos

 

Um dos principais pontos a se observar ao comprar ou alugar um espaço para morar é a iluminação do local, constatando se “pega sol” no ambiente. Mas, como saber a posição solar de um imóvel?

Esse é um detalhe muito importante e pode fazer toda a diferença no seu bem-estar durante a moradia. Afinal, ninguém quer viver num imóvel onde quase não entra luz, né? E é justamente a forma como o sol incide sobre cada cômodo que irá influenciar no seu conforto, saúde e até mesmo economia. 

Essa observação vale tanto para o inverno, quanto para o verão, e é por isso que hoje a Imobiliária Pessato explica tudo o que você precisa saber sobre a posição solar do imóvel. Acompanhe e tire suas dúvidas:

 

O que é Posição Solar

 

Antes de entrarmos no assunto de como saber a posição solar de um imóvel, é importante esclarecermos sobre o que isso se trata: a posição solar, como o próprio nome sugere, refere-se ao posicionamento de um ambiente em relação aos raios de sol. Portanto, geralmente está relacionada à direção para a qual a fachada do imóvel aponta.

Isso quer dizer que quando você escuta ou lê em um anúncio que o imóvel tem posição solar Norte, por exemplo, significa que a frente dele está virada para essa orientação. 

No entanto, lembre-se sempre que a posição solar não será a mesma em todos os cantos do local, pois cada cômodo tem um posicionamento diferente do outro. Por isso é tão importante observar como o sol se projeta sobre o espaço onde você irá morar. 

Além de garantir a iluminação no local, uma posição solar privilegiada favorece o conforto térmico e acaba ajudando também a evitar mofo e umidade, por exemplo, fazendo inclusive você economizar dinheiro com energia elétrica e ar-condicionado.

 

Como saber a Posição Solar de um Imóvel

 

Para ter uma melhor noção sobre a posição solar de um apartamento ou casa, o passo inicial é considerar que o sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Nessas horas você pode recorrer a uma bússola para se certificar sobre os pontos cardeais. Mas, caso você não tenha, hoje existem diversos aplicativos de celular que podem te auxiliar com isso, oferecendo maior precisão nas indicações.

Tenha em mente também que há variações na incidência solar durante as estações do ano, principalmente no inverno e no verão. 

Para não ficar com dúvidas sobre a posição do sol nos cômodos, nossa melhor dica é: visite o imóvel a ser comprado ou alugado em diferentes horas do dia. Ao se deslocar até o local, repare também se existem possíveis obstruções na passagem de sol ao redor do prédio ou casa, que possam prejudicar a entrada de luz.

 

Outro ponto interessante é entender como funciona a incidência solar em cada direção durante o ano, conforme explicamos abaixo.

 

Como é a Incidência Solar em cada direção

 

Vejamos como o sol se projeta nos quatro pontos cardeais:

 

Norte

Para nós que estamos localizados no hemisfério Sul por estarmos no Brasil, saiba que o lado Norte é o ponto que mais recebe incidência solar durante o ano todo.

É por isso que essa acaba sendo a posição solar favorita de muitas pessoas que estão pesquisando casa ou apartamento, principalmente para quem já mora ou irá morar nas regiões menos quentes.

 

Sul

Por outro lado, o Sul é o ponto que menos recebe sol, seja no inverno ou no verão. Dessa forma, se você quer viver em um imóvel bem iluminado, evite essa posição solar.

No entanto, se você pretende morar em uma cidade mais quente, mas não gosta muito de calor, essa pode ser uma boa opção.

 

Leste

Esse é o ponto onde o sol nasce, fazendo com que o imóvel que se encontra nessa posição receba os raios solares cedo pela manhã, que são menos intensos. 

Portanto, se o quarto estiver desse lado, possivelmente você irá precisar de cortinas. Ao mesmo tempo, considere que essa direção é ideal para quem prioriza ter noites mais fresquinhas.

 

Oeste

Se no lado leste o sol bate durante a manhã, no oeste é exatamente o contrário: o imóvel nessa posição recebe o sol no período da tarde.

Vale considerar então que o sol nessa faixa de horário é mais forte, e com isso há grandes chances de o local ser bastante quente durante a noite.

 

Leia também: Construir ou Comprar Imóvel Pronto - Vantagens e Desvantagens

 

Qual a melhor posição solar para casas e apartamentos

 

Conforme vimos acima, escolher a melhor posição é algo que pode ser muito relativo de acordo com as preferências de cada pessoa. Tem gente que prefere o sol mais pela manhã, outros pela tarde, mas existe um consenso geral e a grande busca das pessoas é por lugares com posição solar Norte.

Por ser a posição que mais recebe sol e consequentemente garantir maior conforto térmico aos ambientes, como já havíamos mencionado, essa preferência acaba se generalizando na procura pela casa ou apartamento ideal.

 

Concorda com essa tendência?

 

Agora que você conhece melhor como saber a posição solar de um imóvel, vai ficar mais prático entender e tomar a decisão certa na hora de escolher seu local para morar. 

 

Se você procura por casa ou apartamento em Gravataí, no RS, ou região, entre em contato com a Imobiliária Pessato para encontrar o imóvel que mais combina com seu estilo de vida e que tenha a posição solar que você deseja.

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO