Construir ou Comprar Imóvel Pronto: Vantagens e Desvantagens

Se você tem o sonho de ter a casa própria, já deve ter se perguntado sobre o que vale mais a pena: construir ou comprar o imóvel pronto? Podemos adiantar que há vantagens e desvantagens em ambas as escolhas. Portanto, a resposta para essa dúvida é bastante individual, dependendo de diversos fatores particulares.  

É uma prioridade fazer essa mudança logo? Você tem o montante em dinheiro disponível na sua conta? Prefere uma casa personalizada nos mínimos detalhes ou isso não é o mais importante? 

Essas são algumas perguntas norteadoras, que ajudam a definir o que é melhor para você. Afinal, é preciso pensar bastante no que vale mais a pena, considerando que o que está em jogo é a sua futura moradia.

Para facilitar essa tomada de decisão e garantir que você faça isso com segurança, a Imobiliária Pessato reuniu as vantagens e desvantagens de construir e comprar o imóvel pronto. Tome nota de cada observação a seguir para chegar à melhor resposta no seu contexto atual:

 

Construindo a própria casa: Quais as vantagens?

Os benefícios vão desde a economia, até a possibilidade de customização ao acompanhar o imóvel sendo “levantado” do zero. Veja bem:

 

Mais economia

 

Para muitas pessoas a maior vantagem de escolher construir um imóvel é a questão financeira, podendo chegar a uma economia de até 30%, se o andamento da obra acontecer sem problemas significativos ou imprevistos impactantes. 

Por isso, além de provavelmente ser mais barato, vale lembrar, também, que uma casa construída é um ótimo investimento, garantindo uma rentabilidade ao considerarmos que ela será valorizada depois de ficar pronta.

 

Customização do seu jeito 

 

Outro grande benefício que é decisivo para muita gente que pensa em construir o próprio imóvel é a possibilidade de customizar cada detalhe da casa, conforme sua preferência. Isso vale desde as dimensões e disposição dos cômodos, até as mínimas particularidades, como os acabamentos de cada cantinho do imóvel.

Com o suporte do arquiteto e da equipe de engenharia contratada, você pode planejar e definir todas essas questões, garantindo que detalhes como a largura das portas ou a altura das janelas, por exemplo, sejam feitas conforme o seu desejo. 

 

Garantia de qualidade

 

Diferentemente de quando compramos uma casa, que nem sempre temos como garantir que foram utilizados materiais de qualidade, ao construir o próprio imóvel você pode ter a certeza disso. Essa é uma grande vantagem, principalmente se levarmos em conta a parte elétrica e hidráulica da casa, que não ficam visíveis após a construção, além de outros elementos que ficam escondidos.

Portanto, a chance de você se surpreender negativamente com problemas que causam dor de cabeça no decorrer dos anos é menor. Afinal, foi você mesmo quem definiu e comprou cada item da sua nova moradia, sempre prezando por materiais e mão de obra de qualidade e garantindo, assim, uma alta durabilidade.

 

Construindo a própria casa: E as desvantagens, quais são?

 

Como nem tudo são flores, existem, claro, algumas desvantagens em construir. Acompanhe a seguir:

 

Mais burocracia no financiamento

 

Ao construir a casa própria, o ideal é que você comece tendo em mãos toda a verba necessária para isso, após ter uma previsão dos custos da obra. Caso contrário, se você pensa em conseguir um percentual desse dinheiro através de crédito e financiamento, saiba que, diferente do que acontece no processo de compra, as condições de linhas de crédito e financiamento não são tão interessantes para a construção. 

Tendo isso em mente, nossa dica é: calcule os respectivos juros e taxas e coloque-os na ponta do lápis para saber se, mesmo assim, o imóvel sairá mais barato do que a opção de comprar ele pronto. Além disso, se pretende contratar uma empreiteira para realizar a obra, não esqueça de incluir o pagamento da empresa na planilha de custos.

 

Custo X Benefício da mão de obra

 

Falando nisso, outra dificuldade muito presente, atualmente, é encontrar mão de obra qualificada, por valores que sejam acessíveis ao seu bolso. Com a falta de profissionais de referência da área, como bons mestres de obra, pedreiros, pintores e eletricistas, por exemplo, acabamos nos encontrando nessa situação: ou você paga mais barato e contrata profissionais com pouca qualificação, ou opta por profissionais mais caros, mas tem a garantia de um serviço melhor. 

Lembre-se que, para construir sua casa com confiança, é importante contar com uma equipe profissional que saiba interpretar corretamente o projeto de arquitetura. Assim, você evita a possibilidade de ter que refazer um serviço mal feito, sentindo no bolso como “o barato sai caro”. 

 

Dificuldade de encontrar o terreno ideal

 

A busca pelo terreno dos sonhos também pode ser uma desvantagem nesse processo, pois não costuma ser tão fácil, ao considerarmos uma série de fatores importantes para fazer a escolha certa. É preciso pensar na infraestrutura básica, como saneamento, energia elétrica, hidráulica, além de todo contexto externo da localização do terreno, como a proximidade do comércio local, por exemplo. 

Portanto, nem sempre é tão simples conciliar todos esses fatores. Encontrar o terreno dos sonhos exige muita pesquisa. 

E, mais uma observação: se você considera financiar a construção, é importante saber que, além de ter o nome limpo, na grande maioria dos casos, é necessário ter o terreno comprado, além do projeto finalizado e aprovado pela prefeitura local. Esses pré-requisitos são solicitados pelas linhas de crédito.

 

Comprando o imóvel pronto: Quais as vantagens?

 

Agora, vamos ficar por dentro dos benefícios de adquirir uma casa pronta para morar:

 

Poder visualizar o imóvel antes da compra

 

Essa, talvez, seja a maior vantagem de comprar uma casa pronta: ter a possibilidade de presenciar o imóvel antes de comprar. Conhecer previamente as instalações do seu futuro imóvel permite que você tenha a noção exata de como será sua nova morada.

Está tudo ali, prontinho, diante dos seus olhos, dando a chance de você seguir em frente com a decisão da compra ou, então, buscar outras opções, caso você não tenha aprovado algo no imóvel. Portanto, ter essa oportunidade de contar com uma variedade de opções “prontas” acaba se tornando um fator facilitador e decisivo para você escolher comprar o imóvel já construído. Diferentemente de visualizar um projeto, ver o resultado da obra “de pé” é muito estimulante e faz toda a diferença. 

 

Rapidez e praticidade na mudança

 

Essa é outra vantagem muito citada pelas pessoas que preferem comprar um imóvel que está pronto para morar. Ao contrário de quem escolhe construir, adquirir um imóvel proporciona muito mais praticidade ao permitir a mudança imediata para o local. Por isso, se você preza por esse benefício como prioridade, já sabe qual a melhor escolha a fazer.

Assim você não passa pelos desgastes típicos de encarar toda uma obra e não precisa lidar com os possíveis imprevistos desse processo, seja o mau tempo ou então os problemas técnicos que podem inviabilizar que o projeto saia como o esperado. Quem compra tem a grande vantagem de não sofrer com isso e já poder se mudar com rapidez para o imóvel novo. É uma questão de entrar no imóvel e começar a morar, literalmente. 

 

Facilidade do financiamento

 

Ao contrário de quem opta por construir a própria casa e tem dificuldades no financiamento, caso não tenha a verba na conta, como explicamos anteriormente, ao comprar um imóvel pronto essa condição é facilitada, favorecendo seu custeio.  

Com o mercado financeiro mais acessível para o financiamento da compra, as condições costumam ser melhores e os processos mais simplificados. E se você tiver recursos próprios, mais fácil ainda: com um maior poder de negociação, você consegue melhores preços por comprar à vista. Essa é outra vantagem significativa que acaba definindo a escolha de muitas pessoas que optam por comprar sua casa pronta. 

 

Comprando o imóvel pronto: Quais as desvantagens?

 

Assim como construir uma casa tem suas desvantagens, comprar o imóvel pronto também tem alguns fatores que podem não ser tão atrativos. Fique por dentro:

 

Mais caro

 

Apesar de ter maior flexibilidade no financiamento, se comparado à escolha de construir uma casa do zero, comprar um imóvel pronto, geralmente, se torna mais caro. Conforme comentamos anteriormente, construir pode ser até 30% mais barato do que comprar. Então, isso pode se tornar uma desvantagem para o comprador.

Segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o investimento em imóveis rendeu 15,3% ao ano na última década no Brasil, de 2009 a 2019, mostrando uma alta na valorização. Portanto, hoje, a vantagem favorece mais quem vende, não quem compra.

 

Burocracia e gastos na documentação

 

Outro problema que pode pesar para o comprador é a questão da documentação da casa a ser comprada. Além de ter que enfrentar todas as burocracias típicas desse processo - especialmente quando o imóvel está com dívidas, hipotecas ou é parte de um inventário -, o valor total dos tributos da escrituração são de responsabilidade do comprador (e isso não costuma ser barato!) 

Portanto, é preciso analisar todos esses detalhes, antes de tomar uma decisão. Por mais que seja mais prático e mais rápido comprar um imóvel pronto, esses gastos que pesam no bolso podem ser uma desvantagem, dependendo das suas condições financeiras.

 

Possibilidade de reforma

 

Ao mesmo tempo que poder visualizar o imóvel antes de comprá-lo é uma vantagem, esse benefício pode ter um sentido reverso e se tornar uma desvantagem se a casa a ser comprada estiver em mau estado. Nesse caso, a melhor solução - mas que poderia dar um trabalhão -, seria demolir e construir outra no local, e isso, de repente, não valeria muito a pena, né?

Talvez possa fazer mais sentido comprar um terreno próximo e construir do zero, como você preferir. Não há motivos para pagar por um imóvel que será demolido e construir outro no lugar, a não ser que não existam terrenos disponíveis nessa região. 

 

Responda: vai construir ou comprar um imóvel pronto?  

 

Agora que você conhece melhor as vantagens e desvantagens em ambos os casos, vai ficar mais fácil tomar essa decisão. Considere os prós e contras de construir e comprar uma casa pronta e analise bem para ver qual opção se encaixa melhor no seu perfil e no seu contexto de vida.

De forma geral, optar pela compra do imóvel pronto costuma ser uma escolha mais prática e menos estressante, conforme detalhamos acima, fazendo com que suas vantagens se sobressaiam sobre os benefícios da construção.  

Ao considerar comprar sua casa nova e caso busque por imóveis em Gravataí, no RS, e região, entre em contato com a Imobiliária Pessato para encontrar o lugar dos seus sonhos e conhecer as possibilidades de negociação. 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO