Como é morar em Gravataí: Atrativos, História e Melhores Bairros

 

Está pensando em se mudar para a região metropolitana de Porto Alegre e já se perguntou como é morar em Gravataí? Você acaba de acessar a página certa. A Imobiliária Pessato preparou esse material para orientar você sobre os atrativos e particularidades da cidade, seu contexto histórico, e é claro, indicar os melhores bairros da região.

Situada a apenas 23km de distância da capital porto alegrense, não é à toa que Gravataí é uma das cidades mais procuradas para se viver por quem não quer ficar muito longe de Porto Alegre ou busca, simplesmente, uma cidade de qualidade para fazer sua moradia. Observe sua localização no mapa:

 

Fonte: Google Maps (clique aqui para acessar)

 

Complementando esse panorama geral, trouxemos mais alguns dados para que você fique por dentro da realidade da cidade.

 

Com 463,5 km² de extensão territorial, Gravataí é um dos municípios mais populosos do Rio Grande do Sul, evidenciando seu status de cidade grande. Segundo o último censo do IBGE (2020), são estimados 283.620 habitantes na região, número que vem crescendo ano a ano. Esse índice faz a cidade ocupar a 6ª posição no ranking entre as cidades mais populosas do estado, ficando apenas atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria. 

Acompanhe a seguir mais detalhes sobre seu contexto histórico - se preferir se informar logo sobre os atrativos e vantagens de morar na cidade, é só rolar a tela. 

 

História de Gravataí

 

Gravataí foi decretada como cidade apenas em 1938, mas sua história começa anteriormente a esse decreto, antes mesmo de sua emancipação oficial de Porto Alegre, lá em 1880.  

Segundo a Câmara Municipal de Gravataí, o território ocupado hoje pela cidade fazia parte da chamada Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, fundada em 1763, marco oficial da história de Gravataí. 

Essa extensão de terras teria sido uma das cinco fazendas reais, chamadas Aldeia, São Simão, Mostardas, Caieiras e Capão Comprido; sendo povoadas por cerca de mil habitantes, por volta de 1778. De acordo com o IBGE, os índios Tapes, foragidos das Missões Jesuíticas do Uruguai, foram ali estabelecidos pelo Governador José Marcelino de Figueiredo, que os fez aprender e se dedicar à cultura do trigo.

Com isso, Gravataí constitui-se Freguesia segundo o alvará de 22 de dezembro de 1795, com a denominação de Freguesia de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.

Mais tarde, em 1880, então, a cidade foi emancipada oficialmente de Porto Alegre.

Seguindo a linha do tempo, nas últimas décadas do século XX, Gravataí se desenvolveu muito, principalmente a partir do cultivo da mandioca, tendo, inclusive, sua farinha exportada para outras partes do país e também para o exterior, através do Passo das Canoas. 

 

Fonte: IBGE (clique aqui para acessar)

 

Outro avanço importante foi a instalação das primeiras indústrias, a criação do Distrito Industrial e a construção da FREE-WAY - facilitando o acesso a Gravataí -, acontecimentos marcantes entre as décadas de 60 e 70. 

Ainda falando em grandes conquistas que fizeram história, não podemos deixar de citar a instalação do complexo Industrial da General Motors (GM) na cidade, uma das indústrias mais bem estruturadas do mundo. 

O anúncio da sua instalação foi comunicado no dia 17 de março de 1997 e sua inauguração aconteceu no dia 20 de julho de 2000, período que ficará lembrado como marco do desenvolvimento de Gravataí, ao considerarmos o impulsionamento e a visibilidade trazidos à cidade.

Nos últimos anos, Gravataí tem se mantido como um dos maiores e mais importantes municípios da Região Metropolitana, registrando constante crescimento. Veja abaixo como esse desenvolvimento tem atraído cada vez mais pessoas e famílias a morarem na cidade.

 

Por que morar em Gravataí: Atrativos e Benefícios

 

O que tem em Gravataí? As vantagens de viver na cidade gravataiense vão desde a sua variedade e quantidade de pontos comerciais e essenciais, até as suas expectativas para os próximos anos, como já adiantamos. Acompanhe:

 

Alta concentração de comércio e serviços essenciais

 

Como uma cidade da região metropolitana, Gravataí não deixa nada a desejar quando o assunto é comércio e pontos essenciais como bancos, escolas, farmácias e hospitais. 

Para quem gosta de comer fora, fazer compras, passear no shopping ou simplesmente apreciar viver na cidade, saiba que a região possui uma vasta quantidade e variedade de restaurantes, bares, lancherias e lojas, principalmente no Centro, onde fica localizado também o Gravataí Shopping Center e outros estabelecimentos comerciais.

E se você precisar de um hospital, por exemplo, não é preciso se deslocar até a capital, pois existem unidades hospitalares espalhadas pela cidade, como o Hospital Dom João Becker/Santa Casa - o principal da região. 

 

Pontos turísticos de Gravataí 

 

Nem todo mundo sabe, mas a cidade também conta com alguns pontos turísticos e lugares famosos. O Morro Itacolomi, por exemplo, é um dos pontos mais visitados de Gravataí por turistas e moradores. O local fica na zona “rural” da cidade e é um mergulho na natureza, propiciando uma vista linda da região e seus arredores (imagem abaixo). 

 

Fonte: seguinte.inf

 

Para quem gosta de atividades ao ar livre, a Cascatinha Mato Fino e a Prainha de Morungava também são atrativos.

No lado cultural de Gravataí, destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, construída em 1772 e patrimônio histórico da cidade, o Museu Municipal Agostinho Martha e o SESC Gravataí, todos localizados no Centro. 

 

Proximidade de Porto Alegre

 

Como já havíamos falado no início do texto, um dos maiores benefícios de morar em Gravataí é a sua proximidade de Porto Alegre. São apenas 23km de distância até a capital, o que possibilita chegar até a divisa com a cidade em 20min de carro, por exemplo.

Portanto, para quem tem compromissos e precisa se deslocar até Porto Alegre ou até mesmo trabalha na capital, há a possibilidade de fazer esse trajeto sem grandes transtornos, mesmo de ônibus. Existem linhas de transporte com itinerários ao longo do dia inteiro, buscando e trazendo pessoas que fazem esse trajeto Gravataí - Porto Alegre. 

 

Transporte público facilitado

 

Falando em transporte, vale lembrar que o deslocamento dentro da própria cidade também é uma garantia ao morar em Gravataí. A Sogil, por exemplo, principal empresa de ônibus da região, conta com 202 linhas municipais na cidade, transportando milhares de pessoas por dia.

Além disso, para viajar para outras cidades e estados, é possível pegar um ônibus na Rodoviária de Gravataí, com destinos para diferentes localidades.  

 

Crescimento de Gravataí

 

Conforme já citamos aqui, Gravataí é uma cidade promissora dentro da região metropolitana de Porto Alegre e vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Com a chegada de grandes empresas na região, o cenário econômico tem sido favorável para novos empreendimentos. 

 

Fonte: Correio Gravataiense

 

É por esse motivo, também, que adquirir um imóvel em Gravataí se tornou uma grande vantagem. Além de viver desfrutando dos benefícios de morar na cidade, a tendência é que os imóveis e estabelecimentos sejam cada vez mais valorizados com o passar do tempo.  



Melhores bairros para morar em Gravataí

 

Agora que você conhece um pouco melhor a cidade e os motivos para morar em Gravataí, a Imobiliária Pessato te indica quais são os melhores bairros para se viver. Separamos 4, dos pontos mais buscados por quem se interessa em se mudar para a cidade:

 

Centro

 

Você já deve ter imaginado que íamos citar aqui o Centro de Gravataí, né? Conforme comentamos várias vezes acima, é no Centro da cidade que se reúnem os principais pontos comerciais e serviços essenciais da região. Mas existem muitos outros benefícios além desse.

 

Clique aqui para ler o Guia completo com os atrativos do Centro de Gravataí

 

Parada 79

 

Esse é o ponto mais indicado para quem prioriza uma vida mais movimentada e não abre mão de frequentar bares e restaurantes. Aliás, é na 79 que costumam acontecer os grandes eventos da cidade em um ponto bem específico. 

 

Clique aqui para saber onde é e conhecer outros benefícios de viver próximo à Parada 79

 

Alphaville

 

O Condomínio Alphaville é referência para quem procura um local de alto padrão em Gravataí. Com 99 hectares e dezenas de casas lindíssimas - e muito desejadas -, esse lugar é um pedaço do paraíso na cidade, reunindo muitos interessados em morar no Alphaville.

 

Clique aqui para conhecer as opções de lazer do Alphaville e seus outros atrativos

 

Paragem dos Verdes Campos

 

Com uma proposta parecida ao Alphaville está o Paragem dos Verdes Campos, outra excelente opção de condomínio de casas em Gravataí. O “Paragem”, como é conhecido, conta com uma estrutura impecável, desde um próprio restaurante dentro do condomínio até um lago totalmente arborizado para os seus moradores.

 

Clique aqui para fazer um tour pelo Paragem dos Verdes Campos

 

E aí, qual desses lugares mais combina com o seu estilo de vida hoje? Alguma dúvida? A Imobiliária Pessato está aqui para te ajudar a encontrar o melhor imóvel para você morar em Gravataí.

Contamos com uma grande variedade de casas e apartamentos para você escolher o que mais te agrada. Clique aqui para entrar em contato conosco e ficar mais próximo de encontrar o seu imóvel em Gravataí! 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO