Guia do Síndico: Tudo que Você precisa Saber para assumir o Cargo

Pensando em se tornar síndico do seu ou de algum condomínio? Chegou ao lugar certo para entender melhor como funciona esse cargo, bem como quais são suas responsabilidades e direitos, além de dicas de como administrar essa função com um ótimo desempenho.

O papel do síndico é fundamental para a boa gestão do condomínio, tanto que todos precisam contar com um representante que exerça essa função. Aliás, por causa de tamanha importância, ser síndico virou uma profissão, e muitas pessoas estão buscando mais informações para embarcar nessa carreira. 

No entanto, independentemente de você ocupar esse cargo como profissional - e não ter vínculo algum com o condomínio, além das responsabilidades estabelecidas em contrato - ou então ser o típico síndico morador, que busca conhecimento para administrar o local, saiba de antemão que ser síndico exige um mínimo de requisitos e habilidades. 

Conheça a seguir todas as informações e dicas que você precisa saber para se tornar um síndico de sucesso:

Como ser Síndico: Habilidades e requisitos necessários  

Antes de especificarmos o que precisa ser feito para ser síndico, é importante estarmos cientes sobre a existência da Lei Federal 10.406/02, Art. 1.347, que estabelece e autoriza o exercício do síndico nos condomínios: 

“A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.”

Como já havíamos adiantado, não há a necessidade desse representante residir no condomínio. Entretanto, a pessoa que se candidatar ao cargo de síndico precisa obedecer certos requisitos e ter determinadas habilidades para assumir a função. 

Vamos começar pontuando quais são esses requisitos necessários:

Requisitos para ser Síndico

Fique atento sobre essas 3 exigências mínimas para atuar como síndico: 

 1. Ter tempo livre para administrar a função    

Parece óbvio dizer isso, mas nem todas as pessoas que pretendem atuar como síndico se dão conta sobre a necessidade de ter disponibilidade para esse cargo. 

Portanto, tenha em mente que é preciso um mínimo de tempo livre para estar presente no condomínio com atenção, conversar com os moradores e funcionários locais e cumprir as atividades administrativas. 

2. Conhecer bem o condomínio e sua legislação interna

Assim como o prefeito de uma cidade precisa estar consciente sobre as necessidades da população, o síndico precisa demonstrar conhecimento sobre o condomínio e suas particularidades, a fim de sugerir melhorias para o local de convívio.

Além disso, é necessário conhecer a legislação interna do condomínio, bem como sua convenção e regimento interno para exercer esse papel com entendimento sobre o que pode ou não ser feito. 

3. Estar a par do que a Lei estabelece sobre esse cargo

Munir-se de informação também sobre os artigos de lei que definem a função do síndico é essencial para entender não somente suas obrigações e deveres, como também quais são os benefícios e direitos de quem assume essa responsabilidade. 

Clique aqui para ler o resumo dos Direitos e Deveres do Síndico estabelecidos pelo Código Civil e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto. 

Além desses 3 requisitos mínimos, vale lembrar que ter bons antecedentes pode fazer toda a diferença para desempenhar o papel de síndico. Não é obrigatório comprovar isso, mas contar com um bom histórico pessoal é um ponto extra para assumir as demandas dessa função.

Habilidades fundamentais para ser Síndico

Vejamos agora quais são os atributos necessários para ser o representante do condomínio e atender suas atividades. Assim como nos requisitos que detalhamos acima, dividimos essas habilidades em 3 pilares:

1. Ter uma boa comunicação e inteligência emocional

Ao representar o condomínio, tenha em mente que você irá lidar com diferentes pessoas e diferentes opiniões. Portanto, saber se comunicar e intermediar conflitos é crucial para manter o seu bom relacionamento com os moradores do condomínio e garantir que eles se respeitem igualmente.

É preciso ter paciência e inteligência emocional para solucionar os problemas que irão surgir com empatia e cordialidade, buscando sempre promover o bem-estar dos condôminos.

2. Se interessar por áreas que agreguem ao cargo 

Ter afinidade com assuntos relacionados às áreas de Administração, Recursos Humanos, Contabilidade e Direito, por exemplo, também é uma habilidade super importante para quem quer se tornar síndico. Afinal, essas áreas têm tudo a ver com as responsabilidades deste cargo.

Além disso, tenha em mente que o bom síndico sempre busca se manter atualizado para aprimorar o seu trabalho e melhorar a experiência de morar no condomínio.

3. Manter a organização e disciplina 

Outra habilidade indispensável para quem quer ser síndico é ser organizado, priorizando a disciplina, a fim de manter as tarefas e documentos em ordem. Lembre-se: são diversas obrigações e compromissos ao encabeçar esse papel. Por isso, ter um mínimo de organização é fundamental para não falhar nessa missão. 

Ter facilidade para trabalhar de forma autônoma e independente também é uma capacidade muito relevante na jornada do síndico, que precisa ser pró-ativo para resolver os problemas do condomínio. 

Dicas eficientes para ser um Síndico de sucesso

Além de obedecer às exigências e se encaixar nas habilidades necessárias para desempenhar a função de síndico, seguir certas orientações podem facilitar a rotina das pessoas que ocupam esse cargo.

Pensando nisso, a Imobiliária Pessato reuniu abaixo 5 dicas objetivas para otimizar o dia a dia do síndico. Veja a seguir:

1 - Estabeleça horários definidos para cuidar das funções de síndico, diminuindo seu desgaste. 

2 - Contrate uma boa administradora de condomínio para dar apoio às suas tarefas.

3 - Delegue certas responsabilidades ao subsíndico e ao corpo de conselheiros para não ficar sobrecarregado. 

4 - Terceirize alguns serviços, como segurança e limpeza, por exemplo, a fim de tornar toda a administração mais fácil.

5 - Tenha autoridade sem autoritarismo, considerando que todas as decisões a respeito do condomínio devem passar pela análise e votação da assembleia geral. 

Ficou com alguma dúvida sobre como se tornar um síndico e ou o que é preciso fazer para ter uma gestão de sucesso? Entre em contato com a Imobiliária Pessato, atuamos também como administradora de condomínios e estamos há 60 anos no mercado. Esperamos por você!

 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO