No que a População de Gravataí mais Investe: Tipos de Despesas

Nem todo mundo sabe, mas Gravataí é a 6ª cidade do Rio Grande do Sul com o maior potencial de consumo urbano do estado, conforme pesquisa do SEBRAE realizada em 2020. Com toda essa capacidade de consumir - o potencial corresponde a R$ 7.107 milhões - surge a pergunta: no que a população de Gravataí mais investe? Afinal, para onde vão essas despesas?

Antes de você descobrir quais são, podemos adiantar que as “categorias” nas quais os moradores da cidade mais gastam são bem diversificadas, indo desde os custos com o veículo próprio, até as despesas com fumo, por exemplo.

Ficou curioso para saber o que a população gravataiense prioriza quando falamos sobre consumo? Veja abaixo em detalhes:

 

Gráfico: Potencial de consumo urbano por tipo de despesa em Gravataí - 2020

 

Segundo os dados mais recentes do SEBRAE, o setor que recebe mais investimentos da população de Gravataí é o de Habitação, com 25,6%. Atrás, somando 18,8%, está a categoria de Outras Despesas, não especificadas. 

Em terceiro lugar no índice de potencial de consumo urbano por tipo de despesa na cidade estão os gastos com Veículo Próprio, alcançando a marca de 12,4%, correspondendo a menos da metade do primeiro lugar - habitação - mas, ainda assim, com uma margem significativa entre as despesas.

Em seguida, vêm os gastos com Alimentação no Domicílio (9,1%) e em quinto lugar a Alimentação Fora do Domicílio (4,9%). Portanto, os investimentos em alimentação somam 14% juntos.

Dessa forma, os 5 setores que recebem mais capital financeiro da população de Gravataí são estes, nesta ordem: Habitação, Outras despesas, Veículo Próprio, Alimentação em Domicílio e Fora de Domicílio.

Acompanhe no gráfico a seguir: 

 

Além desse Top 5 de setores que mais se beneficiam do potencial de consumo urbano da cidade, outras categorias também recebem bastante retorno quando falamos sobre os investimentos dos gravataienses.

Destaque para os gastos com Medicamentos (3,9%), Material de Construção (3,7%) e Higiene e Cuidados Pessoais (3,9%), que juntos representam mais de 10% em investimentos dos consumidores da cidade.

Atrás do setor de Vestuário Confeccionado (2,6%), outro tipo de despesa que também atrai o consumo dos habitantes de Gravataí é a área de Educação (2,3%) e Recreação e cultura (2,2%). 

Ainda entre os 20 segmentos que mais lucram na região estão: Mobiliários e Artigos do Lar (1,7%), Bebidas (1,4%), Calçados (1,0%), Transportes Urbanos (0,7%), Fumo (0,6%), Artigos de Limpeza (0,6%) e Livros e material escolar (0,4%).

Portanto, ao analisarmos o gráfico é possível termos uma ideia mais exata do potencial de consumo urbano por tipo de despesa dos moradores da cidade.

 

Características da População de Gravataí: Gênero e Faixa etária

 

Além de conhecermos os setores que têm um retorno financeiro mais significativo entre os gravataienses, é importante ficarmos por dentro das características dessa população.

Além de ocupar a 6ª posição no ranking de Potencial de Consumo Urbano entre as cidades do estado, Gravataí é também a 6ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, registrando 277.905 pessoas na cidade, segundo o SEBRAE (2019).

Dentre esse número de habitantes, 51,8% são mulheres e 48,8% homens, conforme mostra o gráfico abaixo:

 

 

Importante salientar, ainda, a faixa etária da população de Gravataí: a maioria é de pessoas entre 15 e 64 anos, seguido por crianças e pré-adolescentes e, depois, a população idosa. Veja os percentuais correspondentes:

 

 

 

Com esses dados em mãos, fica mais fácil entendermos o consumo dos residentes da cidade, sendo um norte para quem pensa em empreender em Gravataí, que agora sabe quais segmentos recebem mais consumidores e quem é essa população.

Nesse texto aqui, trouxemos mais alguns dados e os motivos de por que investir em um negócio na região. Sugerimos a leitura e nos colocamos à disposição para te ajudar a encontrar o espaço comercial perfeito para você na cidade. 

A Pessato é uma imobiliária de Gravataí e está entre os destaques desse tipo de serviço. Conte com a gente para conhecer lojas, salas comerciais, prédios e pavilhões e poder começar o seu negócio no lugar ideal para você. 

 

Clique aqui para entrar em contato e realizar esse sonho.


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO