Como fazer seu aluguel ou financiamento caber no seu orçamento?

 

Um dos maiores sonhos e objetivos de quase todos os brasileiros é o de morar sozinho, ser independente e ter uma família. Entre as formas mais comuns de adquirir isto estão alugar ou comprar um imóvel. Com um lar para viver e chamar de seu, você tem a base para uma vida independente e para construir a sua família. Já falamos sobre as vantagens e diferenças entre alugar ou comprar um imóvel. Confira aqui.

O fato é que, seja alugando ou comprando um imóvel, ter um apartamento ou casa para viver não é uma conquista simples e exige que você tenha disciplina e estabilidade financeira, bem como renda suficiente para sustentar o estilo de vida e moradia que você deseja ter. Todos sabemos que aluguéis e até mesmo as parcelas de financiamento da compra de um imóvel podem consumir a maior parte da nossa renda e isso impede muitas pessoas de irem atrás desse sonho.

O que muitos não sabem é que, com planejamento financeiro, organização e disciplina, é possível sim encontrar uma ou mais opções de aluguel ou compra de imóvel que caiba no seu bolso, sem riscos de você se “apertar” financeiramente no futuro. Confira a seguir as principais dicas para você mesmo conseguir fazer com que o seu aluguel ou financiamento caiba no seu orçamento com tranquilidade.

 

1. Tenha controle das suas entradas e saídas

É esperado que nós saibamos quanto recebemos mensalmente, principalmente para quem trabalha com carteira assinada. No entanto, caso você trabalhe com comissões, tenha qualquer renda extra ou seja empresário ou profissional autônomo, já se torna mais difícil saber o quanto recebe a cada mês. Registre todas as suas entradas dos últimos 5 meses e faça uma média. Você pode usar esse valor como base do seu rendimento mensal.

O mais difícil é controlarmos os gastos. Além dos custos fixos que podem variar a cada mês (luz, água, condomínio, telefone e outros), é comum que as pessoas se percam em seus extras, inclusive com compras no cartão de crédito.

É preciso fazer um controle dos seus gastos mensais. Além da tradicional planilha para controle manual, existem vários aplicativos que você pode baixar no seu celular para ajudar a registrar e categorizar as suas despesas.

 

2. Estabeleça limites e corte gastos desnecessários

Uma vez que você já sabe a média de gastos mensais, é possível que você avalie o que está justo e o que pode melhorar. Com base nas suas necessidades, estipule tetos para as suas principais categorias de gastos, como supermercado, transporte e lazer. Assim, fica mais difícil você extrapolar sem se dar conta. 

Além disso, faça uma revisão do que você pode cortar. Assinaturas desnecessárias ou que poderiam ser mais baratas, desperdícios e excessos podem fazer toda a diferença no seu orçamento. Se você acha que um gasto que tem não faz muita diferença por mês, multiplique por 12 e tenha noção do quanto isso impacta no seu orçamento em um ano.

 

3. Planeje cada mês com antecedência

Agora que você já sabe as suas entradas e saídas por mês, por que não deixar os próximos meses planejados? Isso te ajuda a ter visão de longo prazo e te prepara para gastos ou até mesmo possíveis investimentos futuros. Esse controle também é muito importante se você usa cartão de crédito. É muito importante que você tenha ideia da sua fatura e do saldo que vai restar com antecedência, para não correr nenhum risco de cair em cheque especial ou não conseguir pagar o valor total da fatura.

 

4. Evite dívidas e empréstimos ao máximo

Qualquer empréstimo que você fizer acarreta em juros. Agora, reflita sobre o seguinte: você sabe o que acontece com o dinheiro que você deixa em uma poupança no banco? O banco justamente empresta esse dinheiro para quem procura empréstimo ou entra em cheque especial. Mas acontece que a taxa de juros que o banco cobra de um empréstimo é muito superior a o que você ganha ao deixar o seu dinheiro lá aplicado. Por isso, fazer empréstimo nunca é um bom negócio para o devedor.

Portanto, ter noção dos seus ganhos e gastos mensais e fazer o planejamento mensal com antecedência, pode evitar gastos excessivos e, assim, o risco de ter que fazer empréstimos e cair em cheque especial.

 

5. Tenha uma reserva de emergência

Atrapalhou-se no planejamento financeiro e teve mais gastos do que ganhos? Perdeu o emprego? Ou teve aquele tipo de imprevisto que custa caro, como conserto de carro, reforma, problema de saúde ou um familiar que precisava de ajuda financeira urgente? Saiba que você não precisa sofrer ao passar por uma situação dessas.

Ter uma reserva de emergência para qualquer imprevisto vai deixar a sua vida mais tranquila. Se você é empregado com carteira assinada, o recomendado é que você tenha cerca de seis vezes o seu gasto mensal como reserva de emergência. Se você é pessoa jurídica, tente ter por volta de 12 vezes o seu gasto mensal reservado.

 

6. Tenha metas para futuro

A decisão de se mudar, assim como outras decisões que envolvem grandes mudanças e investimentos, não são fáceis de serem tomadas, tanto em termos financeiros, quanto de tempo. Por isso, pare para refletir quais são seus objetivos e metas para o futuro. Assim, você pode se planejar com antecedência, economizar e investir, e até mesmo buscar alguma forma de ter mais renda para poder alcançar seus objetivos.

 

Com organização, disciplina e seguindo as dicas acima, você vai conseguir ter o seu aluguel ou imóvel próprio com tranquilidade. A Pessato está à disposição para te ajudar!

 

Boa sorte!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO