Vale a pena comprar apartamento na planta?

A compra de imóveis é, de fato, uma ótima opção de investimento para quem deseja ter segurança e construir patrimônio familiar ou empresarial. Seja para viver ou para gerar renda extra, essa é uma excelente forma de investir seu dinheiro em algo sólido, que lhe trará segurança, até mesmo, em tempos de crise. O grande desafio é arrecadar o dinheiro para poder realizar a compra. Por isso,  geralmente, temos que recorrer a formas alternativas de aquisição.

Adquirir um apartamento ainda em construção pode ser uma boa forma de realizar esse sonho. No entanto, é comum que haja muitas dúvidas sobre este tipo de compra, que devem ser eliminadas antes da decisão final. Por isso, elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber sobre comprar um apartamento em construção, para que você esteja preparado e possa decidir se este tipo de compra vale a pena para você. Confira a seguir.

 

O que é um apartamento na planta?

Geralmente, para poder viabilizar um projeto de construção, a incorporadora começa a vender unidades que ainda estão sendo construídas. Os apartamentos em construção ou na planta são estes imóveis, que ainda não estão prontos para morar.

Enquanto o imóvel não estiver finalizado, o comprador pagará parcelas menores e, muitas vezes, pode negociar o valor da entrada. Durante essa fase, existe um “compromisso de compra e venda” entre as partes.

Uma vez que o imóvel está pronto, é preciso que o bem seja quitado para que a entrega das chaves seja realizada. Caso você não consiga quitar o valor total do imóvel até lá, você pode financiar o saldo remanescente.

 

Quais as vantagens de comprar um imóvel na planta?

Embora possa parecer estranho para algumas pessoas, esta modalidade de aquisição traz diversas vantagens ao comprador. Confira as principais delas a seguir.

 

Valores mais baixos

A valorização do imóvel começa a acontecer depois da entrega das chaves, ou seja, depois de pronto. Antes disso, o valor do imóvel em construção costuma ser bem inferior aos valores praticados no mercado, por ser um projeto que ainda não está concluído. Por isso, apartamentos em construção são bem mais acessíveis, financeiramente falando.

 

Maiores facilidades para financiamento

Quando o imóvel fica pronto para morar, é normal que as pessoas não tenham condições de quitar o valor restante à vista. Por isso, recorrem ao financiamento, como dito anteriormente. A grande vantagem é que, enquanto o imóvel não estiver pronto, a incorporadora não poderá cobrar juros sobre o valor parcelado. O saldo a ser financiado costuma ser relativamente baixo e suas condições podem ser negociadas.

 

Possibilidade de ajustes

Uma das maiores vantagens da compra de um apartamento em construção é a possibilidade de fazer certos ajustes, de acordo com o gosto e as necessidades do comprador. Dependendo da construtora e do tipo de construção, pode ser possível alterar e personalizar acabamentos, como pisos e pedras, ou até mesmo modificar tamanho e posicionamento dos cômodos.

Justamente em função de o imóvel ainda não estar concluído, muitas construtoras dão a possibilidade ao comprador de escolher de antemão detalhes como pisos, revestimentos, louças e metais dos banheiros e cozinha, entre outros.

 

 Imóvel nunca usado e estrutura nova e moderna

Mais uma grande vantagem de comprar um apartamento ainda em construção, principalmente para quem está comprando para morar, é que o imóvel nunca foi usado antes e não requer nenhum reparo. Todas as instalações, inclusive das áreas comuns do prédio, são novas e modernas e, por isso, menos suscetíveis a problemas causados por desgaste de peças.

 

Planejamento para a mudança

Logo ao fechar o negócio de compra, você já será informado da previsão de entrega do imóvel. É claro que é possível haver atrasos, mas esta informação serve de baliza para você planejar a sua mudança com bastante antecedência. Além disso, como o tempo de construção geralmente não é inferior a 1 ano, você consegue planejar a reforma com tranquilidade e até comprar utensílios com calma, caso esta seja sua primeira casa.

 

Grande potencial de valorização

Como mencionado, um imóvel antes de pronto geralmente tem valor abaixo do praticado no mercado. Assim, uma vez que o apartamento esteja pronto para morar, a tendência é que haja uma valorização, principalmente para construções localizadas em bairros em desenvolvimento.

Esta valorização ocorre principalmente porque a conclusão do imóvel anula qualquer possível risco de o projeto não ser concluído como previsto. Além disso, é natural que a busca pelo imóvel cresça - pois muitas pessoas preferem comprar um apartamento que já está pronto para morar - e que o bairro em si se desenvolva e tenha mais estabelecimentos e recursos.

 

Quais as desvantagens em comprar um apartamento na planta?

Uma das principais razões para pessoas buscarem imóveis prontos para morar é a pressa ou a impossibilidade de esperar o bem ser construído. No entanto, há alguns outros fatores que você deve estar atento antes de comprar um imóvel na planta.

Primeiramente, é muito comum haver dúvidas quanto aos critérios de escolha da construção, uma vez que não será possível ver o imóvel e sempre há algum risco de a incorporadora não entregar o projeto no tempo ou exatamente como previsto.

Para evitar isto, é importante que você pesquise previamente a construtora e a incorporadora responsáveis pela obra. Há documentos que você pode verificar para confirmar a legalidade do terreno e do empreendimento. Sua imobiliária pode lhe ajudar com isso.

Outro fator a se atentar é o pagamento. Calcule o valor total deste investimento, sem esquecer de somar os gastos com impostos e documentação. Um fator importante que muitas vezes passa despercebido é que, normalmente, as parcelas do pagamento são corrigidas mensalmente pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que é a taxa de inflação da construção civil, e isso pode impactar significativamente no valor final do imóvel. Além disso, algumas construtoras e incorporadoras podem adicionar parcelas intermediárias.

 

Em resumo, comprar um apartamento na planta é uma opção muito viável e que traz diversos benefícios ao comprador. Esta modalidade é recomendada para quem não tem necessidade ou pressa de se mudar.

 

A Pessato Negócios Imobiliários ajuda você a não errar na hora de comprar o seu imóvel na planta. Entre em contato com nossos corretores para dar o primeiro passo na realização desse sonho!


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO