Dicas para trabalhar de casa durante a quarentena

 

Durante os últimos meses, todos estamos sofrendo transformações em nossas rotinas devido à pandemia. Neste momento, mais do que nunca, é importante cuidarmos da nossa saúde e de quem está próximo. Por isso, evitar o contato social e aglomerações, ficando em casa, é a atitude mais segura a se tomar!

Devido a isso, muitas empresas adotaram a prática de trabalhar de casa, o popular “home office”, para permitir que seus colaboradores sigam trabalhando e realizando suas atividades dentro da maior normalidade possível, mas de forma mais segura.

No entanto, quando trabalhamos de casa, é mais fácil se distrair e ficar disperso, ainda mais para aqueles que não estavam acostumados a trabalhar remotamente. Para conseguir manter a produtividade que se tem trabalhando no escritório, é muito importante saber se organizar. Por isso, vamos listar algumas dicas e maneiras de como manter a sua rotina e produtividade, trabalhando de casa. Confira agora!

 

Organize-se

A maioria das pessoas trabalha em horários fixos e não deixa o escritório antes de cumprir sua carga horária diária. O mesmo deve valer quando se trabalha de casa.

Mesmo que você não tenha que se deslocar ao trabalho ou que tenha seus horários flexibilizados, organizar os horários é o principal meio para que as atividades e comodidades da sua casa não interfiram no seu trabalho. O ideal é que você organize a sua rotina e as suas tarefas. Veja os principais pontos que você deve considerar para tal:

 

  • Organize todos os seus horários. Você pode usar um calendário semanal visual para te ajudar a fazer essa organização e não esquecer de nenhuma tarefa.

  • Estabeleça pausas para refeições. Tenha uma faixa de horário para fazer seu almoço e cuide o tempo do seu intervalo para não extrapolar e deixá-lo muito longo.

  • Tenha por perto todos os materiais que você usa no escritório para evitar deslocamentos e distrações. Se você vai começar a trabalhar de casa agora, faça uma lista para não esquecer de nada que precisa levar do seu trabalho.

  • Revise o seu plano de internet. Uma boa conexão é essencial para que você consiga manter a produtividade. Considere que você provavelmente vai consumir mais internet na sua casa.

  • Mantenha a rotina em casa o mais próximo da sua rotina normal no escritório e cumpra os horários. Lembre-se, você já está ganhando alguns minutos a mais por não ter que pegar trânsito.

  • Se você mora com mais pessoas, deixe claro que você está ali mas precisa trabalhar. O ideal é você instalar o seu home office em um cômodo separado ou, se possível, fora de áreas de convívio comum, como a sala.

  • Desconecte-se dos aparelhos e atividades do trabalho após o expediente. É importante manter o equilíbrio entre trabalho e tempo livre, para evitar estresse e desgaste.

  • Vista uma roupa para trabalhar. É home office, mas é preciso manter um senso de rotina e dever. Logicamente que você não precisa vestir uma roupa formal, mas você deve tirar o pijama para evitar que seu dia de home office mais pareça um domingo.

  • Não se esqueça de organizar horários para os seus afazeres domésticos, também. É importante manter sua casa limpa e em ordem, afinal, é assim que você geralmente encontra seu escritório. Isso também evita que você misture as atividades e perca produtividade.

 

Prepare um espaço adequado para home office

Se você ainda não tinha um home office em casa e precisou organizar um lugar às pressas, confira algumas dicas para deixar o espaço funcional e confortável para você seguir sua rotina de trabalho.

 Primeiramente, você deve deixar um canto da casa fixo para essa função. Pode ser uma mesa, onde você possa deixar as suas coisas do trabalho e não precise guardar tudo ao fim do dia, para não ser cansativo e não atrapalhar a sua produtividade no dia seguinte. Tendo isso definido, você pode seguir as seguintes recomendações:

 

  • Escolha um local com boa iluminação. Se não houver uma luz direta que ilumine bem o espaço, você pode usar um abajur ou luminária de mesa.

  • Reúna tudo o que você precisa para trabalhar, desde computador, a itens de papelaria. Você pode usar caixas organizadoras para guardar objetos e deixá-las embaixo da mesa.

  • Tenha por perto itens como gaveteiros e prateleiras para deixar sua casa e seu ambiente de trabalho organizados.

  • Coloque documentos e papéis de trabalho que ficam sobre a mesa em pastas. Isso deixa o ambiente organizado e serve para não deixar à vista documentos que possam ser sigilosos.

 

Mantenha o foco da rotina do escritório em casa

Uma das vantagens em fazer home office é que você é a única pessoa gerenciando o seu tempo e ritmo de trabalho. Mas, para isso dar certo, é preciso ter disciplina, organização e manter o foco em suas atividades. Afinal, seja em casa ou no escritório, ter uma rotina estruturada permite que você aproveite melhor todas as horas do seu dia.

Você pode, inclusive, aproveitar este momento para aumentar a sua produtividade, uma vez que não precisará perder tempo de deslocamento indo e vindo do trabalho. Aproveite esse tempo extra que o trabalho remoto traz para fazer atividades que melhorem sua qualidade de vida, como exercícios físicos, cursos virtuais e desenvolver novos hobbies.

Seguindo essas dicas, você consegue transformar o horário de trabalho em um momento bastante produtivo e prazeroso. Se você sente falta dos seus colegas ou precisa trocar ideias sobre trabalho, você pode utilizar ferramentas online gratuitas para fazer reuniões virtuais, ou até mesmo usar as redes sociais.

 

Está trabalhando de casa e pensa em morar sozinho ou adquirir um lugar com mais espaço? Confira nossas opções de imóveis para venda e aluguel e encontre o espaço ideal para você! 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO