Casa ou apartamento: qual é o ideal para você?

 

Ter o imóvel próprio é um dos principais sonhos de muitos brasileiros. Mas esta não é uma tarefa fácil. Além de ter que se organizar financeiramente para poder fazer a compra ou pagar o aluguel com tranquilidade, há milhares de opções de imóveis para você escolher. Uma das principais dúvidas que surgem nesse momento é: casa ou apartamento. Qual escolher?

A escolha da casa nova é uma decisão muito importante a ser tomada e, por isso, é preciso que você esteja seguro, principalmente se você for comprar. Disponha de um bom tempo para pensar bem sobre isso, ter clareza sobre as vantagens e desvantagens de cada opção disponível e refletir sobre o que compensa mais para você antes de fazer a sua escolha. Isso vai evitar que você corra o risco de ter frustrações no futuro. Afinal, uma vez que você efetuou a compra de um imóvel, é muito difícil conseguir voltar atrás.

A realidade é que, tanto o apartamento, quanto a casa, possuem vantagens e desvantagens. Nós preparamos uma lista dos principais prós e contras de comprar uma casa ou apartamento, com argumentos para ajudar você nessa escolha. Confira as vantagens e desvantagens de cada opção e reflita com a sua família sobre quais fatores são mais relevantes para a sua realidade e necessidade.

 

CASA

Vantagens:

  1. Privacidade: ao morar em um condomínio, você está cercado de vizinhos e é muito difícil que você vá da porta do seu apartamento até a portaria sem dar de cara com alguém, por exemplo. Além disso, em apartamento é mais provável que você escute os vizinhos do outro lado da parede ao falarem mais alto e vice-versa.

Ao viver em uma casa, você tem a sua privacidade muito mais preservada nesse sentido, podendo agir com mais liberdade e sem se preocupar se algum vizinho vai te ouvir ou te ver.

 

  1. Maior espaço e área externa: geralmente, casas têm uma área externa, por menor que seja. Além disso, costumam ser mais espaçosas que os apartamentos. Assim, você pode ter mais móveis, mais objetos e até ter um hobby que exija espaço, como costurar, pintar e dançar, por exemplo.

Além disso, ter a possibilidade de estar ao ar livre em apenas alguns passos pode ser muito gratificante. Você tem maior acesso à natureza, pode olhar o céu, pegar um sol e ter uma horta.

 

  1. Menos custo e regras com condomínio: condomínios são áreas de convívio comum, então, regras são realmente necessárias. Ao morar em uma casa, você foge dessas restrições e tem mais liberdade para receber pessoas, fazer barulho, ter animais, entre outros.

 

  1. Maior facilidade para ter animais: todo animal de estimação precisa de espaço, especialmente os cachorros. Tendo uma casa, você pode dar o espaço que o seu animal precisa para circular, fazer atividades físicas e suas necessidades. Além disso, muitos condomínios restringem a presença de animais.

 

Desvantagens:

  1. Menos segurança: condomínios geralmente têm porteiros e são de mais difícil acesso, o que traz mais segurança aos moradores. Além disso, viver em uma casa em que você está há apenas alguns metros da calçada e tem janela de frente para a rua pode trazer uma sensação de insegurança, mesmo que não seja real, principalmente para quem já está acostumado a viver em apartamento.

 

  1. Custos mais elevados: ter uma casa exige manutenção. Você é responsável pela fachada da sua casa, pintura externa, manutenção do jardim, etc. Além de ser um compromisso extra, isto pode acarretar incômodos e custos mais elevados.

 

APARTAMENTO

 

Vantagens

  1. Mais segurança: a segurança de viver em um apartamento ou em condomínio fechado é, realmente, maior. Pense que um ladrão teria que passar pela portaria, subir o elevador, escolher o seu imóvel entre tantos outros e ainda abrir as trancas na sua porta.

 

  1. Praticidade: se você for viajar por um mês, a sua única preocupação em relação ao seu apartamento será deixar as janelas fechadas e luzes apagadas. Também é muito mais fácil cuidar de um apartamento, uma vez que o espaço é relativamente menor que em uma casa e as áreas comuns são responsabilidade do condomínio.

 

  1. Maior contato social: você pode se beneficiar do contato social com os vizinhos, principalmente se você tem filhos. As áreas comuns do condomínio podem ser ótimos ambientes para socializar e permitir que seus filhos façam amizades para brincar no prédio.

 

  1. Sem preocupação com manutenção: o condomínio é responsável por toda a manutenção externa, das áreas comuns e da fachada. É claro que você vai pagar uma taxa por isso, mas, em compensação, pode evitar muita dor de cabeça.

 

Desvantagens

  1. Falta de privacidade: é inevitável que você esteja parede a parede com outro vizinho, e há o risco de você ouvir os barulhos do outro lado e dos vizinhos te ouvirem também. Além disso, você não tem a liberdade de descer para pegar um ar puro ou um sol sem que ninguém te veja.

  2. Regras do condomínio: muitos condomínios possuem regras restritivas em relação a ter animais, recebimento de visitas em áreas comuns e até mesmo o que pode ser guardado na sua garagem. Você, inclusive, pode estar sujeito a sanções caso não respeite as regras.

 

Para resumir, o ideal é escolher casa caso você:

●  Priorize sua liberdade e privacidade;

●  Tenha cachorro(s) e goste de contato com o ar livre;

●  Não tenha tanto receio com o fator segurança.

 

Já o apartamento é indicado caso você:

●  Faça questão de se sentir mais seguro em seu lar;

●  Goste de praticidade e não queira se incomodar com manutenção;

●  Não passe tanto tempo em seu lar;

●  Goste do convívio social e não se incomode em ter tanto contato com os seus vizinhos.

 

Você deve ter percebido que há um equilíbrio nos prós e contras em comprar um apartamento ou uma casa e, muitas vezes, a vantagem de um pode ser a desvantagem de outro. O que mais vai influenciar na sua decisão é o impacto que esses fatores têm nos seus objetivos, prioridades e necessidades.

Já descobriu qual é o ideal para você? Então confira as opções de casas e apartamentos disponíveis na Imobiliária Pessato e encontre o seu lar!

 

Imobiliária Pessato

 

 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO