Terreno: vale a pena comprar para construir e investir?

 

Até alguns anos atrás, comprar um terreno geralmente tinha como única e exclusiva finalidade garantir uma moradia. Bastava encontrar o espaço certo e começar a construção da casa. 

No entanto, a tendência agora vem mudando, e a ideia de “levantar” uma residência do zero tem sido cada vez menor. Isso porque a grande expansão imobiliária de edifícios facilita a vida de quem tem pressa e está à procura de um imóvel já pronto para morar. 

Por outro lado, a aquisição de terrenos não perdeu espaço, pelo contrário: segundo dados da OLX, plataforma de compra e venda online, a busca pela modalidade cresceu 52% no terceiro trimestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2019. Esse aumento pode ser justificado por uma ação que vem ganhando cada vez mais forças: a compra de terrenos para investir

Mas será que isso vale a pena? Como ter uma garantia dessa opção de investimento? E a compra para construção de moradia? Existe algum benefício ainda? A seguir, a Imobiliária Pessato responde essas dúvidas e dá algumas dicas importantes para quem pensa em adquirir um terreno. 

 

Por que comprar um terreno?

 

Considerando que a compra de terrenos geralmente costuma ter duas finalidades – moradia ou investimento, como mencionamos acima –, ambas trazem certas vantagens em sua aquisição. 

A primeira opção, para quem busca um terreno para construir seu lar, tem como grande benefício a economia. Assim, você não precisa entrar em um financiamento e ficar pagando juros altos.

No entanto, lembre-se que é preciso ter tempo para construir uma casa aos poucos e isso pode até dar mais trabalho, mas, certamente, será mais acessível e os juros serão baixos se precisar financiar a compra do terreno.

para quem enxerga esse tipo de aquisição como um investimento, um ponto muito positivo é a diversidade de opções de uso do terreno comprado. Afinal, você pode construir um empreendimento, montar um negócio ou, até mesmo, uma moradia para aluguel para fazer sua aplicação render. 

Vale destacar, ainda, que, em alguns casos, nem é preciso gastar nada além da aquisição do espaço. Seu locatário pode utilizá-lo como achar melhor, sem responsabilizar você financeiramente por suas ações. Basta analisar essas possibilidades de finalidade do terreno e ver quais fazem mais sentido na sua busca por rentabilidade.

 

Benefícios de comprar terreno

 

Além dessas motivações particulares que explicamos acima, divididas entre consumidores e investidores, existem outros benefícios que favorecem a todos, independente se você estiver comprando um terreno para construir uma casa para morar ou fazer seu dinheiro render. Acompanhe a seguir:

 

Menor custo a longo prazo

 

Considerando que todo investimento gera custos ao longo do tempo, a aquisição de um terreno tende a facilitar que esses gastos estejam sob controle, pois seus custos costumam ser pequenos.

Veja bem: no máximo o IPTU anual, o consumo mínimo de energia e manutenção do sistema de água enquanto você constrói sua casa ou toca seu investimento. Dessa forma, ao ter menos gastos, você garante maior economia. Lembrando mais uma vez também que a compra do terreno custa bem menos do que um imóvel completo. 

 

Certeza de valorização

 

Independentemente da localização, os terrenos têm grande potencial de valorização, principalmente se essa compra for feita em uma área em expansão. Desse modo, o terreno pode aumentar de valor com o tempo, sem que você precise investir mais nada. 

Uma propriedade que custou R$ 500.000, por exemplo, pode ser valorizada e chegar a R$ 550.000 no futuro, registrando um aumento de 10% em relação ao investimento original. Esse aumento acontece em virtude das mudanças no mercado, dos investimentos públicos nos espaços urbanos e das alterações na oferta e demanda pelos terrenos. 

 

Investimento seguro

 

Levando em conta que o Brasil não é um país que costuma sofrer desastres naturais, é muito difícil ter um prejuízo grande ao comprar um terreno. Basta escolher um local com infraestrutura adequada para evitar acidentes e, assim, ter a certeza de uma compra segura, independente de ali ser sua futura casa ou o seu negócio. 

No momento que você sabe onde está investindo e portanto alcança um retorno positivo no longo prazo, poderá ter a certeza de ter conquistado uma fonte de renda para a vida toda, além de ser um bom recurso de emergência. 

Está pensando em dar um passo à frente e procurar terrenos para construir sua casa ou investir? Antes, confira nossas dicas abaixo:

 

Dicas para comprar terreno

 

  • Pesquise bem sobre a empresa responsável pelo loteamento do terreno e o histórico da propriedade, assim como toda a documentação exigida para fechar a compra. Veja as referências dos que já foram lançados anteriormente e, se possível, faça uma visita para verificar suas condições. 

  • Considere a localização para se certificar se há atrativos no bairro que possam ampliar a valorização do terreno. Caminhe pelas ruas e avenidas mais próximas e observe bem a infraestrutura, garantindo assim uma boa aquisição. 

  • Busque a melhor relação custo x benefício, tendo consciência de que o barato pode sair muito caro. Comprar um terreno por um preço baixo pode representar uma área ruim, com má localização ou que simplesmente custará mais caro para construir qualquer coisa. Faça diversas cotações de terrenos e avalie suas vantagens e desvantagens para tomar a decisão certa.

  • Conte com o apoio de uma imobiliária de confiança para encontrar terrenos com as melhores condições e facilitar a sua busca. Se você procura por loteamentos em Gravataí/RS e regiões próximas, entre em contato com a nossa equipe e dê esse primeiro passo para construir sua casa ou investir.

 

Esperamos ter solucionado suas dúvidas sobre a compra de terrenos e esclarecido sobre como vale a pena fazer essa aquisição. Conte sempre com a gente!




Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO