Como comprar o primeiro imóvel: 7 dicas imperdíveis

 

Realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel é um marco muito importante na vida de todas as pessoas, pois representa uma grande conquista. Mas para chegar lá é preciso muita pesquisa, planejamento e organização antes de escolher o imóvel ideal. 

Ter a certeza de que a sua casa ou apartamento novo irá atender às suas expectativas é uma das premissas para você fechar um bom negócio. Portanto, você precisa estar atento a certos cuidados para ter essa garantia e poder assinar o contrato com segurança.  

Porém, no meio disso tudo, é natural que você ainda tenha algumas dúvidas sobre por onde começar e como fazer essa aquisição inédita. Pensando nisso, a Imobiliária Pessato preparou esse artigo com algumas dicas para você, que está iniciando essa jornada, saber o que é preciso avaliar ao comprar o seu primeiro imóvel.

 

7 dicas para seguir na hora da primeira compra de imóvel

 

A seguir, separamos algumas orientações importantes que irão tornar a sua experiência de compra mais tranquila e satisfatória. Acompanhe:

 

1. Informe-se sobre como funciona a aquisição de um imóvel

 

Por ser um grande investimento financeiro, comprar uma casa ou apartamento exige que você conheça o funcionamento desse processo. Essa transação envolve certas burocracias e, por isso, é comum que você escute ou leia termos que não fazem parte da sua rotina. 

Dessa forma, para ficar por dentro de tudo e ter segurança na sua compra, uma das maneiras de saber mais a fundo sobre como funciona cada etapa dessa aquisição é conversando com familiares e amigos que já realizaram essa primeira compra para ter uma base. Ouvir sobre essas experiências vai ajudar você nessa trajetória. 

Também é possível pesquisar informações em sites e imobiliárias confiáveis, como a Pessato, por exemplo. Assim, você entra em contato com quem tem autoridade no assunto.  

 

2. Conheça as formas de pagamento e prepare-se financeiramente

 

Estar ciente sobre as opções de pagamento também é de extrema importância, pois só assim você pode avaliar se tem condições de dar seguimento à compra e escolher a alternativa que melhor se encaixa no seu orçamento.  

A modalidade mais indicada é adquirir o imóvel à vista, assim você não paga juros e não fica comprometido com as parcelas. No entanto, compreendemos que, por ser um alto valor, a maioria das pessoas não tem o dinheiro necessário para comprar dessa maneira. 

Nessa hora, uma das opções mais recomendadas é o financiamento imobiliário (clique para entender melhor como funciona). Resumindo, nesse caso, uma instituição financeira – geralmente um banco – empresta parte do valor da propriedade e o comprador devolve essa quantia de forma parcelada, pagando com juros.

Outra alternativa para quem não tem dinheiro para pagar o imóvel à vista e não quer se comprometer com parcelas muito altas, é o consórcio imobiliário. O grande benefício dessa opção é que não há cobrança de juros e as parcelas não são taxadas com impostos, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). No entanto, o ponto negativo é que você pode demorar mais para ter o bem.

 

3. Defina as características do imóvel desejado

 

Indo para a parte prática da busca pelo imóvel dos seus sonhos, é normal que nessa hora você fique um pouco perdido sobre como fazer sua pesquisa com tantas opções disponíveis no mercado. Portanto, para facilitar esse caminho e ficar mais próximo de encontrar a casa ou apartamento ideal, o pontapé inicial é ter em mente quais são as características que você quer ou precisa.

Comece tomando nota de quais os critérios são os mais importantes, como a localização, tamanho do imóvel, quantidade de quartos, infraestrutura do condomínio, número de vagas da garagem, entre outros aspectos que fazem a diferença para você.

Além dessas questões, pense também se você quer comprar um imóvel novo ou usado. Os usados costumam ser mais baratos, mas ao mesmo tempo é preciso levar em conta que pode haver custos extras com reformas. Avalie as condições de cada um e reflita sobre o que faz mais sentido para você.  

Não se esqueça de considerar, ainda, a vizinhança, os serviços oferecidos no entorno, a proximidade do transporte público, bancos, hospitais e do comércio em geral. Cada detalhe irá impactar a sua vida a longo prazo. Por isso, faça essa análise para tomar uma decisão com mais tranquilidade.

 

Aproveite e veja o checklist completo: O que verificar antes de comprar um imóvel 

 

4. Pesquise com calma e atenção ao visitar os locais

 

Com as suas prioridades de busca bem definidas, é essencial ter em mente que as pesquisas devem ser feitas sem pressa, afinal, não se trata de uma simples compra.

Mesmo com os seus compromissos do dia a dia, nossa dica é que você se organize e separe um tempo para procurar o imóvel com calma. Hoje você não precisa sair de casa para fazer essa busca inicial e pode pesquisar pela internet, sempre com o cuidado de acessar sites de portais ou imobiliárias conhecidas.

Ao agendar suas visitas, faça anotações ao comparecer nos locais sobre tudo que é importante, desde as características do imóvel, até as condições de pagamento. Outra dica,ainda sobre esse assunto, é tentar realizar as visitas em diferentes horas do dia e até mesmo em dias alternados, para ter uma noção melhor de como é o movimento de pessoas e a dinâmica de trânsito na região.

 

5. Analise toda a documentação e verifique se o imóvel tem dívidas

 

Ao bater o martelo e eleger o imóvel preferido para a compra, é de extrema importância ter a certeza de que a propriedade não tem dívidas. Para isso, basta conferir com atenção os documentos apresentados pelo vendedor do imóvel.

Exemplos disso são o carnê do IPTU, a certidão negativa de impostos municipais, o comprovante de pagamento da taxa de condomínio, entre outros.

Por se tratarda compra de um imóvel, é comum que existam procedimentos legais a serem cumpridos e toda essa vasta documentação a ser preenchida e reunida. Portanto, além de avaliar esses documentos, tenha toda a atenção sobre essa questão que, apesar de burocrática, é primordial ser analisada com cautela.  

 

6. Leia o contrato com toda a atenção

 

Essa é uma tarefa indispensável ao fechar negócio. Como em qualquer transação, fazer uma leitura minuciosa do contrato é fundamental para evitar dores de cabeça e desentendimentos.

Apesar de parecer algo óbvio, trouxemos essa dica pois, infelizmente, nem todo mundo cumpre essa recomendação, por ser um documento extenso e com uma linguagem mais formal. Mas é importante ler cada cláusula e ver se está tudo de acordo, antes de fazer sua assinatura. 

Se precisar de ajuda com essa questão, busque ajuda de um profissional de confiança ou de um advogado para tirar todas as suas dúvidas. Essa é basicamente a última etapa do processo de compra. Então, é preciso cuidado principalmente nessa finalização para que dê tudo certo na aquisição do seu primeiro imóvel. 

 

7. Procure uma imobiliária de confiança

 

Falando em orientação profissional, não podemos deixar de falar sobre possivelmente a principal recomendação para quem vai comprar uma casa ou apartamento de forma inédita. 

Contar com uma imobiliária/corretor de confiança desde o início da sua busca pelo imóvel dos sonhos irá tornar esse processo muito mais seguro e tranquilo, além de ser menos desgastante. Você pode pedir indicações para amigos e familiares, além de pesquisar sobre a reputação da imobiliária ou profissional escolhido na internet. 

 

Se você está pensando em adquirir sua propriedade em Gravataí/RS ou região metropolitana, entre em contato com a Imobiliária Pessato e dê o pontapé inicial na direção dessa realização, contando com a nossa equipe especializada. 

 

Há mais de 60 anos aproximamos nossos clientes da conquista da casa própria e estamos sempre prontos para atender você!




Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO