Valor da Documentação de Imóvel: Quais os custos na hora da compra?

 

 

Dentre todos os processos envolvidos na compra de uma casa ou apartamento, estar atento aos documentos necessários é uma das partes mais importantes da aquisição. Por isso , é comum se perguntar: qual o valor da documentação do imóvel? O que são esses custos em específico?

Afinal, todos os papéis que você verá a seguir são essenciais para formalizar a aquisição, exigindo que você separe uma quantia em dinheiro para arcar com essas despesas e não seja pego de surpresa.  

Tenha em mente que, muito além do valor a ser pago da propriedade, há tributações e taxas a serem quitadas. Mas que documentos são esses? Fique tranquilo, essa é uma dúvida muito comum entre os futuros compradores de imóvel. 

Para ajudar você nesse processo, a Imobiliária Pessato responde a seguir quais são os principais documentos exigidos e o valor aproximado de cada um. 

 

Valor dos Documentos da Compra de Imóvel

 

Acompanhe a lista a seguir e as respectivas descrições de cada documentação para entender sobre seus custos.

Já avisamos de antemão que não existe um valor fixo desses documentos. O cálculo deve ser feito baseado no percentual de cada um, de acordo com o valor do imóvel:

 

  • ITBI

  • Registro de Imóvel

  • Escritura

 

ITBI 

O ITBI, mais especificamente o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis, é um tributo municipal cobrado para formalizar a transferência de propriedade de um imóvel, como seu próprio nome sugere. 

O valor pode variar dependendo da localização. No caso de Porto Alegre, por exemplo, a alíquota do ITBI é de 3%, conforme comunica o site da prefeitura da cidade.

 

Registro de Imóvel

Já o Registro de Imóvel é o documento que possibilita mudar o nome do proprietário na documentação, apresentando também o histórico completo do bem. 

Esse procedimento é feito pelo Cartório de Registro de Imóveis e, junto ao ITBI, as cobranças equivalem, em média, de 4% a 5% do valor total do bem adquirido, variando de acordo com a região e o cartório. 

 

Escritura 

A escritura consiste no documento público oficial que transmite a propriedade de uma parte para outra. Ela é elaborada no Cartório de Notas e deve ser levada ao Cartório de Registro de Imóveis para que conste em sua matrícula a transação. Dessa forma, apenas com o registro em mãos a transferência é dada como concluída.

Assim como os documentos acima, a taxa varia de acordo com o estado e o preço do imóvel, mas geralmente fica em torno de 1% do valor da propriedade.

Fique por dentro: Contrato, Escritura e Matrícula do Imóvel - Qual a Diferença?

Esses são os principais documentos envolvidos na compra do imóvel e que possuem um custo considerável para você levar em conta ao adquirir sua casa ou apartamento.

Lembrando que as despesas irão depender do valor do imóvel para que você calcule e chegue a uma resposta exata sobre esses gastos com a documentação.

 

Documentos do Comprador do Imóvel

 

Aproveitamos para lembrar também que você, como comprador, deve apresentar alguns documentos básicos para a elaboração do contrato e análise do vendedor. Veja quais são eles:

 

  • RG e CPF

  • Comprovante de endereço

  • Comprovante de estado civil

  • Comprovante de rendimentos

 

Para quem trabalha com carteira assinada, uma cópia da CTPS e do holerite também conhecido como contracheque recebido por sua empresa servem como comprovação. 

 

Já para quem não é trabalhador formal ou possui outras fontes de renda, é possível apresentar a Declaração de Imposto de Renda, extratos bancários, recibo de benefício previdenciário ou Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). Um desses documentos basta para validar seus rendimentos.

 

Assessoria para Compra de Imóveis em Gravataí/RS

 

Se você está pesquisando casas, apartamentos ou terrenos em Gravataí/RS ou região, entre em contato com a Pessato para tirar todas as suas dúvidas e realizar a compra do seu imóvel com segurança e conforto. 

 

Além de conversarmos sobre os valores envolvidos na documentação do imóvel, iremos atender você com toda a atenção e experiência de mais de 60 anos de experiência no mercado imobiliário.




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