Análise de Ficha: O que é, Como Funciona e Como Fazer

 

Essencial para consolidar a locação de um imóvel, a análise de ficha é uma das etapas desse processo e serve para garantir as condições financeiras do locatário. Mas, você pode estar se perguntando: como é feita essa análise e como ela funciona?

Afinal, a expectativa é de que o crédito seja aprovado, liberando o aluguel para o uso do imóvel. Mas, para que essa validação de fato aconteça, é preciso estar bem preparado para conseguir comprovar a capacidade de realizar os pagamentos dos aluguéis em dia. 

Para te ajudar a compreender melhor como funciona esta análise, a Imobiliária Pessato responde as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a seguir:

 

O que é Análise de Ficha/Crédito?

 

Conforme adiantamos acima, a análise nada mais é do que um dos requisitos para as instituições financeiras e estabelecimentos comerciais terem certeza de que irão receber o valor de volta.

Ou seja, essa análise é um processo criado para oferecer segurança a quem libera o crédito, a fim de certificar que o cliente, neste caso o inquilino, será um bom pagador. 

Portanto, essa etapa é indispensável em qualquer operação financeira. Não apenas ao alugar um imóvel, por exemplo, mas em financiamento imobiliário, ao solicitar um novo cartão de crédito, empréstimo, e até mesmo para abrir uma conta no banco, os dados do consumidor precisam ser analisados. 

Depois dessa verificação prévia da sua situação financeira, a próxima fase é a análise da sua documentação, como veremos no próximo tópico.

 

Como funciona Análise: Documentação e Opções de garantia

 

A análise da ficha funciona basicamente em duas etapas: a primeira é a avaliação de renda. Conforme explicamos acima, quando você escolhe o imóvel desejado,  geralmente precisa informar seu nome, CPF, natureza de renda e renda bruta mensal dos locatários presentes no contrato; já a segunda é a análise de documentação, ou seja, esse é o momento em que você precisa enviar os respectivos documentos para atestar a etapa anterior. 

Nessa fase do processo de locação, a imobiliária solicita uma série de registros e comprovantes que evidenciam que você tem condições de efetuar o pagamento dos aluguéis.

 

Clique aqui para conferir a lista de documentos requeridos

 

Além disso, vale lembrar que também é solicitado algum tipo de garantia como complemento, para evitar possíveis prejuízos financeiros. Os mais comuns são:

 

  • Fiador: envolvimento de uma terceira pessoa no contrato, que deve ser proprietária de pelo menos um imóvel e que irá se responsabilizar por todos os custos, caso o inquilino não pague as parcelas do aluguel. 

 

  • Seguro-Fiança: apólice adquirida junto a uma seguradora para garantir o pagamento da locação e a segurança do locador, cobrindo o aluguel.

 

  • Caução: depósito antecipado do valor equivalente a três aluguéis ao locador, que deve ser feito no ato da assinatura do contrato de locação. 

 

  • CredPago: Modalidade de garantia feita através do cartão de crédito, onde são cobrados R$ 120,00 como taxa de adesão ao serviço e 8% sobre o valor montante da locação, mensalmente.

 

Dicas para preparar seus documentos para uma futura análise

 

Para garantir que sua análise de crédito seja aprovada, existem certas

ações para se preparar para isso e ampliar suas chances de ser aceito. Vamos pontuar as principais:

 

Consulte sua situação financeira no Serasa

Confirme se o seu CPF está ok nesse banco de dados. Se tiver alguma dívida pendente, quite antes de iniciar o processo de aluguel e garanta que o seu nome esteja limpo.

 

Veja como consultar a avaliação do seu CPF no Serasa do seu estado, ou clique aqui para consultar de forma online.

 

Tenha um bom score

Por ser um fator importante na sua análise, garanta também que você tenha um bom score pontuação de crédito que cada pessoa tem ao começar sua vida financeira. Dessa forma, procure manter estabilidade nos seus rendimentos para não impactar seu score negativamente.

 

Consulte aqui seu score no site do Serasa.

 

Verifique os documentos antes de enviá-los

Tenha todos os papéis em mãos ou salvos de forma online para enviar na etapa seguinte. Confira um por um e avalie se a sua renda e seu comportamento financeiro são compatíveis para arcar com as despesas do imóvel escolhido.

 

Facilite a comprovação da sua renda

Concentrar todos os seus ganhos na mesma conta descomplica a análise de crédito. Assim, fica mais fácil comprovar sua renda através de um extrato com todas as transações, principalmente se você for autônomo ou possuir várias fontes de renda.

 

Conte com a Imobiliária Pessato para alugar seu imóvel com segurança em Gravataí

 

Agora que você entende como funciona a análise de ficha para locação e o que é preciso para ser aprovado, contate a Pessato para dar início ao seu aluguel em Gravataí/RS e região. Somos uma imobiliária reconhecida pela excelência em nossos atendimentos.

 

Você também pode compartilhar esse artigo sobre análise de crédito com outras pessoas, para facilitar a busca pela locação de um imóvel.

 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO