O que valoriza um Imóvel: Os 10 principais fatores que influenciam no preço

Comprar imóveis tem sido uma das melhores formas de investimento nos últimos anos, mesmo que a aquisição não seja para você mesmo morar. Mas, o que valoriza um imóvel de fato?

Existem alguns fatores específicos que, com o passar do tempo, fazem o imóvel valer mais, e dependendo, podem chegar a dobrar o valor da compra em poucos anos.

Apesar disso, muitas pessoas, sem se darem conta, acabam ignorando esses itens que podem parecer meros detalhes, mas fazem toda a diferença na avaliação do preço do imóvel

Portanto, para que você não caia nesta armadilha antes de fechar negócio e se arrependa depois, a Imobiliária Pessato explica quais são estes fatores que devem ser observados com atenção, afinal, o investimento é alto e deve ser bem planejado.

Fique por dentro de cada item que é capaz de fazer o imóvel valer um ótimo preço, como veremos a seguir. 

 

10 fatores que valorizam um imóvel

 

Os pontos a serem observados vão desde a localização, até a documentação do bem a ser comprado. Tome nota de cada um:

 

1. Localização

 

A localização de um imóvel é, com certeza, um dos principais pontos que contribuem para que este seja valorizado, e talvez seja o mais importante de todos. 

Portanto, um imóvel bem localizado, como costumam dizer os anúncios, é aquele “perto de tudo”, próximo a pontos comerciais e essenciais, como mercados, restaurantes, farmácias, escolas e bancos, por exemplo, além de geralmente ter linhas de ônibus e metrô próximas.

Afinal, uma das primeiras perguntas que os possíveis compradores costumam fazer é com relação à urbanização de qualidade.

 

2. Áreas verdes

 

Ao mesmo tempo, um ambiente que esteja cercado ou próximo a áreas verdes sai em vantagem, se comparado aos imóveis que não têm praças e parques por perto. 

Espaços com árvores e plantas oferecem uma qualidade de vida maior e costumam ser um benefício que agrada a todos, independente do perfil do comprador. 

Portanto, ainda que as grandes cidades estejam cada vez mais urbanizadas, bairros que contam com essas áreas verdes são procurados com frequência, aumentando o valor destes imóveis.  

 

3. Estrutura e tamanho do imóvel 

 

A estrutura do imóvel é outro fator muito importante para a valorização. Por isso, é primordial considerar a quantidade e o tamanho dos cômodos, bem como toda a infraestrutura da casa ou apartamento, verificando se há a necessidade de reforma.

O acabamento do imóvel interfere diretamente no valor da venda, como você irá ver a seguir. Portanto, fique atento sobre as dimensões e disposições das peças, assim como a posição do apartamento na planta do edifício. Isso conta muito no valor que o imóvel irá valer.    

 

4. Estado de conservação

 

Só quem já foi visitar um imóvel mal cuidado sabe a decepção que é chegar para conhecê-lo e deparar-se com problemas como rachaduras e umidade nas paredes, piso cheio de marcas e manchas, por exemplo. 

O estado de conservação é um fator extremamente relevante na definição do valor do imóvel. Por isso, este é um item que deve ser muito bem observado. Se você já esteve nesse lugar de comprador, imagina o quão constrangedor seria vender uma casa ou apartamento com manutenção e reformas por fazer.

Portanto, dê bastante atenção ao visual do imóvel e também busque informar-se sobre o que não pode ser visto, como a parte elétrica e hidráulica, tendo uma compreensão completa sobre o estado do imóvel. 

 

5. Vista do imóvel

 

A vista é outro fator capaz de influenciar bastante na valorização do imóvel. Isso é tão importante que pode acabar diferenciando, inclusive, os valores de imóveis pertencentes ao mesmo prédio, considerando os diferentes ângulos dos apartamentos.

Veja bem: imagine você olhando para uma janela com visão ampla, árvores, ruas e outros prédios e, depois, visualizando uma janela de fundos com um terreno isolado. Essa diferença na experiência irá impactar no quanto o imóvel vale. Por isso, deve ser levada em consideração na hora de adquiri-lo. 

 

6. Estrutura do condomínio e áreas de convivência

 

Conforme o tempo passa, os condomínios ficam cada vez mais completos, indo muito além de complexos residenciais e oferecendo áreas de convivência, como playgrounds para as crianças, salões de festas, churrasqueiras, áreas gourmet, academia e piscinas, por exemplo.

Desta forma, os empreendimentos que contam com esses atrativos tendem a ser muito mais valorizados. Cada espaço de convivência construído para proporcionar lazer aos moradores, acaba sendo um ponto a mais na valorização do imóvel. Por isso, acaba valendo muito a pena investir em locais com esses benefícios.

 

7. Segurança

 

Um imóvel que conta com recursos que proporcionam segurança também ganha pontos em sua valorização.

A procura por condomínios com câmeras de segurança, porteiros 24 horas e sistemas de alarmes tem crescido muito nos últimos anos, podendo ser um diferencial para quem estiver interessado em comprar o imóvel. 

Também vale a pena pesquisar os índices de criminalidade na região, para garantir que não seja um bairro com altos registros de assaltos.

 

8. Recursos tecnológicos

 

Outro item que valoriza o imóvel e tem se tornado cada vez mais importante é a tecnologia. Os recursos tecnológicos vêm modernizando os condomínios e facilitando a vida dos seus moradores, sendo um ponto que pode aumentar - e muito - o valor do empreendimento, dependendo do quanto estiver presente.

Citamos a questão da segurança, por exemplo, que se apoia na tecnologia para proteger os condôminos e funcionários locais, mas já parou para pensar que ela também está presente na acessibilidade, conforto e lazer?

Os elevadores, fechaduras eletrônicas e sensores de fumaça são alguns exemplos disso, valorizando o imóvel e estimulando sua compra.

 

9.  Vaga de garagem

 

Com a maioria dos moradores de condomínios, em geral, possuindo carro, investir em um imóvel que tenha vaga na garagem é essencial, pois é mais um fator que conta muito em sua valorização.

Mais do que isso: assim como todo patrimônio, o veículo deve ser sempre bem cuidado. Portanto, poder contar com uma vaga de garagem coberta é um ponto extra para fazer valer ainda mais o investimento. 

Nem todo mundo se dá conta, mas ter uma cobertura na garagem protege todas as estruturas do veículo e, assim, acaba valorizando o preço do próprio carro também, prolongando o seu valor no mercado.

 

10. Documentação

 

A valorização do imóvel vai além de analisar o local em si e deve ser conferida também no papel, literalmente. Estamos falando sobre a importância de estar a par de toda a documentação do imóvel em seu processo de compra para que você tenha a garantia de que está fazendo um bom negócio.   

Taxas e impostos em atraso, por exemplo, podem desvalorizar o imóvel. Por isso, é fundamental verificar se há alguma dívida antes de confirmar a transação. Certifique-se de que a residência não apresenta nenhuma pendência na prefeitura e veja também se o imóvel não está incluso em algum processo de inventário.

O gasto com documentos pode ser alto. Portanto, é extremamente importante garantir que esteja tudo em ordem.

 

EXTRA: saiba avaliar também a situação do mercado imobiliário

 

Todos esses itens citados acima que contribuem para a valorização de imóveis podem ser subjetivos e relativos. 

Além desses fatores a serem observados, vale lembrar que na hora de comprar um bem é importantíssimo que você leve em consideração a atual situação do mercado. 

Se ele estiver com baixa procura, pode acabar diminuindo significativamente o valor do m² e esse será o momento ideal para realizar sua aquisição. Já se as buscas estiverem em alta e por isso não houver muitas oportunidades, a valorização cresce e o preço acaba aumentando.

Portanto, se você busca um imóvel em Gravataí e região e inclusive tem interesse nele como um investimento, clique aqui para encontrar em contato com a Imobiliária Pessato.

 

Atuamos há mais de 60 anos no mercado imobiliário e temos as melhores ofertas de diferentes tipos de imóveis para você. Vamos conversar? 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO