10 Vantagens de Colocar o Imóvel para Alugar na Imobiliária

Em épocas de incertezas como estamos vivendo, uma dica para quem é proprietário de algum imóvel é colocá-lo para alugar e assim garantir uma renda extra. Nisso surge a pergunta inicial: será que vale a pena contratar uma imobiliária para intermediar e administrar a locação?

Afinal, colocar a placa na frente do imóvel, anunciar nos classificados e fazer a propaganda boca a boca parece tão fácil. Mas e quando você precisar fechar o contrato, fazer as cobranças e resolver possíveis problemas com o seu inquilino, como irá fazer? Você tem tempo e condições de dar conta de todo o processo?

É aí que entra o diferencial do serviço especializado, que só uma imobiliária é capaz de entregar: profissionalismo, conhecimento e experiência para administrar o seu imóvel que está nas mãos do locatário, tomando todas as medidas possíveis para que o seu bem permaneça intacto e seguro até o final do contrato de locação.

Hoje a Pessato trouxe 10 vantagens de colocar o imóvel para alugar na imobiliária. Tome nota de cada uma e entenda a importância de você, proprietário, contar com esse serviço:

 

Por que colocar o imóvel para alugar na imobiliária: Conheça 10 Vantagens

 

1. Divulgação diferenciada

A primeira etapa ao colocar o seu imóvel para alugar é a divulgação. Mesmo que você tenha uma grande rede de amigos e conhecidos ou então tenha muitos contatos nas redes sociais, a ajuda de uma imobiliária já no início para anunciar o seu espaço faz toda a diferença. 

Isso porque a imobiliária conta com todas as ferramentas para que o anúncio do seu imóvel chegue até o público, como site, portais imobiliários, impulsionamentos em redes sociais e placas, por exemplo; divulgando com conhecimento técnico o seu espaço em locais específicos e com as fotos e descrições em texto adequadas para atingir o seu inquilino. 

Assim o seu imóvel ganha mais visibilidade e você encontra alguém que se interesse pela locação de forma mais rápida.

 

2. Contato com clientes e Agendamento de visitas

Essa é mais uma vantagem que nos mostra o quanto a intermediação da imobiliária facilita todo o processo de locação desde o início. 

Após o anúncio do seu imóvel ser feito, o próximo passo acontece quando os possíveis locatários começam a entrar em contato, seja por telefone ou mensagem, fazendo perguntas e querendo marcar visitas ao local que será alugado.

Essa responsabilidade fica por conta da imobiliária, que faz todo o contato e atende os interessados com profissionalismo, respondendo e esclarecendo todas as dúvidas. Já pensou no tempo economizado? 

Sem contar também que se você não tem espaço na sua agenda para acompanhar as visitas ao seu imóvel, o corretor faz o papel de mostrar o local anunciado às pessoas interessadas.

 

3. Análise cadastral

Ao fazer o processo de locação através de uma imobiliária, outra grande vantagem é contar com a análise cadastral do locatário do seu imóvel. Nisso a imobiliária solicita os documentos necessários ao inquilino, conferindo suas informações e tomando todos os cuidados para que a operação seja segura para ambas as partes envolvidas na negociação.

Com essas verificações, você, como proprietário, fica muito mais confiante, não somente por saber que supostamente o locatário tem condições de realizar os pagamentos em dia, mas também por ter a certeza de que está tudo ok com o cadastro da pessoa que irá habitar seu imóvel.

Mais um diferencial de serviço oferecido pela imobiliária.

 

4. Vistoria

A vistoria é um procedimento de segurança extremamente importante e deve ser feita antes de liberar o imóvel ao inquilino, colocando no papel todos os detalhes sobre o espaço alugado, para assim evitar prejuízos e problemas futuros.

É aí que a imobiliária entra mais uma vez, com a responsabilidade de fazer um relatório completo com todas as características sobre o estado do seu imóvel, registrando tudo, incluindo fotos para documentar todas as informações de cada área do seu local. Isso inclui desde pontuar as condições do piso, portas, janelas e revestimentos, até analisar as instalações elétricas e hidráulicas, considerando toda a estrutura do imóvel.

Por isso contar com a experiência de profissionais habilitados para realizar essa obrigação é muito mais confiável e conveniente, sabendo que todas as medidas cabíveis serão tomadas para que o seu espaço alugado seja entregue no final do contrato nas mesmas condições que estava quando foi liberado ao locatário.

 

5. Elaboração do Contrato

Outro cuidado essencial e que é facilitado pela intervenção da imobiliária é a elaboração do contrato de locação. Ele é o documento que oficializa os acordos com o locatário e onde constam os direitos e deveres de cada uma das partes. 

Portanto, é necessário conhecimento e familiaridade com a legislação, com a finalidade de evitar possíveis conflitos entre os envolvidos no processo de locação.

Dessa forma, o contrato deve ser feito de preferência por um profissional da área jurídica, que irá redigir o documento com todo o respaldo necessário e atenção. A imobiliária cobre essa função de se responsabilizar também pelo contrato a ser assinado, garantindo a validade do documento perante a lei.

 

6. Proteção jurídica

Falando em área jurídica, um dos maiores diferenciais garantido pela imobiliária é a proteção jurídica na negociação. Isso significa que, além do contrato bem redigido que explicamos acima, ao contar com a intermediação da imobiliária, o proprietário pode ficar tranquilo em relação às ações do inquilino.

Vamos supor, por exemplo, que o locatário não pague as taxas do condomínio ou do IPTU. O dono do imóvel que será cobrado, correndo o risco de pagar multas e podendo até ter seu nome envolvido em ações judiciais. 

A vantagem de poder contar com a imobiliária, então, é que esses pagamentos são cobrados por ela mesma, através de boletos junto ao aluguel, cabendo à própria imobiliária realizar essas transações. Dessa maneira, o proprietário pode ficar seguro e evitar esse tipo de inadimplência, assim como tem a garantia de não ser chamado pela Justiça e fica livre de qualquer transtorno envolvendo seu nome.

 

7. Controle financeiro

O dono de imóvel que procura uma imobiliária para administrar os seus bens tem mais outro grande benefício: não se preocupar com o controle financeiro, que é uma das partes mais chatas da locação. Afinal, essa responsabilidade envolve várias etapas, podendo causar muita dor de cabeça ao proprietário, além da perda de tempo ao precisar lidar com as cobranças ao locatário.

Ao contar com a administração da imobiliária, por exemplo, se acontecer de o locatário atrasar o pagamento do aluguel, a responsabilidade da cobrança é da empresa responsável pela locação, que irá enviar notificações para fazer a cobrança ao inquilino.

Além de receber os valores do aluguel e repassar ao proprietário, a imobiliária também se compromete com outras ações, como informar os reajustes anuais no pagamento do aluguel e cobrar dívidas e taxas, inclusive judicialmente, se necessário for, entre outras atribuições de praxe do processo de locação.

 

8. Praticidade no pagamento

Quando falamos sobre pagamento, não podemos esquecer ainda que, além de fazer a cobrança ao locatário e fazer o repasse ao proprietário do imóvel, a imobiliária facilita esse processo de transação. Isso porque são oferecidas diversas formas para o inquilino pagar mensalmente o valor do aluguel e é estipulada uma data de vencimento para os boletos. 

Isso poupa o dono do imóvel de ter que entrar em contato com o inquilino todo mês, e mais uma vez se ganha tempo e praticidade, tendo a certeza de que o valor cobrado cairá na sua conta periodicamente, assim que realizado o pagamento pelo inquilino.

 

9. Conhecimento e Experiência de mercado

No início do texto comentamos sobre o diferencial do serviço especializado em locação da imobiliária, ressaltando sobre como o conhecimento necessário para administrar o seu imóvel é importante.

Isso se dá graças à experiência dos corretores no mercado imobiliário - que são habilitados para guiar todo o processo de locação, desde a análise do imóvel e determinação do valor a ser cobrado do inquilino -, até a responsabilidade da imobiliária com todas as atribuições que descrevemos anteriormente. 

Por isso que contar com um apoio profissional no aluguel do imóvel é uma opção a ser considerada, assim você poupa tempo e pode ter a certeza de que irá dormir tranquilo ao saber que a locação está segura e bem encaminhada.

 

10. Excelente custo-benefício

Quem é proprietário de imóvel e irá colocar o seu local para alugar pode pensar que seja caro contratar uma imobiliária para intermediar a negociação. Algumas pessoas acham que pode custar muitas despesas e não valer a pena, mas lendo esses itens que explicamos acima você percebe que o processo de locação envolve muitos detalhes que merecem atenção extrema. 

Afinal, é o seu imóvel que estará nas mãos de outra pessoa, e por isso é necessário muito cuidado no acordo que você irá fazer, para no futuro não ter problemas que façam inclusive você gastar mais. 

Portanto, ter o auxílio de uma imobiliária para administrar o negócio se torna totalmente vantajoso se avaliarmos o custo-benefício que você irá ter. Seu imóvel é valioso e merece toda a atenção para garantir sua integridade como fonte de investimento.

 

Quer mais uma dica? Centralize o seu aluguel em uma única imobiliária. Com essa exclusividade, tudo fica mais prático e fácil de ser resolvido. 

 

Entre em contato com a Pessato para colocar a sua casa, apartamento ou estabelecimento comercial para locação. Nossos profissionais possuem grande experiência de mercado e irão cuidar do processo de aluguel com todo o cuidado e profissionalismo. Além do mais, assim você irá ter todas as vantagens que mencionamos acima garantidas.

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO