Qual a diferença entre consórcio e financiamento de imóveis?

As duas opções mais comuns para quem sonha em conquistar a sua casa própria são: consórcio e financiamento. Antes de escolher qual usar, é importante entender qual a diferença entre consórcio e financiamento de imóveis.

O financiamento é bastante utilizado e é popularmente conhecido. Já o consórcio é uma modalidade que está ganhando espaço rapidamente no mercado.

Apesar de terem o mesmo propósito, o consórcio e o financiamento têm propostas totalmente diferentes. No financiamento, a pessoa adquire o bem logo após a aprovação do crédito. Já no consórcio, o dinheiro é liberado mediante a contemplação, ou seja, sem data definida.

Portanto, é importante pesquisar e entender bem como funcionam, para escolher a que mais faz sentido para você.

Neste conteúdo apresentamos a principal diferença entre consórcio e financiamento de imóveis. Além de explicarmos quais as vantagens de cada um.


O que é consórcio?

O consórcio surgiu no Brasil em 1960, com a indústria automobilística, para financiar a compra de carros. Atualmente, existem diferentes modalidades, como o consórcio residencial, que serve para a aquisição de uma casa própria.

O consórcio é uma modalidade de aquisição que reúne pessoas com o propósito aquisitivo em comum. Mensalmente, todos os integrantes do grupo pagam um valor determinado, que forma uma poupança comunitária.

A cada mês, uma pessoa é contemplada com o valor da sua carta de crédito. A contemplação ocorre por sorteio, mas também há a possibilidade de efetuar um lance em dinheiro, que é abatido do preço total, a fim de obtê-la.

Até o final do período estipulado no contrato, todos têm acesso à sua carta de crédito e podem adquirir o bem desejado.

Na modalidade de consórcio para a compra de imóveis, a carta de crédito pode ser usada para a compra de terreno, casa, apartamento e também materiais de construção.


O que é financiamento?

O financiamento é uma modalidade de empréstimo destinada à compra de um bem específico. Existem diferentes tipos, os dois mais comuns são para a obtenção de carro ou casa própria.

Neste tipo de contrato, o interessado entra em contato com a instituição financeira para a liberação do valor para a compra do bem desejado. O pagamento do empréstimo é sujeito a juros e deve ser pago seguindo o número de parcelas acordadas no contrato.


Qual a diferença entre consórcio e financiamento de imóveis?

O consórcio e o financiamento são formas de aquisição com características e regras completamente diferentes.

O consórcio, além de uma modalidade de compra, é visto como um investimento. Nele não são cobrados juros, apenas uma taxa de administração, que fica em torno dos 15% do valor da carta de crédito e que é dividida entre as parcelas, e em algumas empresas também é cobrada uma taxa de reserva e de seguro. Mesmo somando as três, o valor é significativamente inferior aos juros do financiamento.

Apesar disso, o consórcio pode não ser a melhor opção para quem quer adquirir uma casa própria e não possui dinheiro para fazer um lance. Isso porque, mesmo não tendo a necessidade de ter uma porcentagem do valor, como o financiamento exige, sem a efetuação de um lance, a única maneira de ser contemplado é por sorteio. Ou seja, é um investimento sem previsão de retorno.

Já o financiamento é uma opção mais rápida para morar em um imóvel próprio. Basta realizar a análise de crédito na instituição bancária e após aprovado, dar andamento no processo de compra. Por outro lado, é necessário dar de entrada pelo menos 20% do valor do imóvel.

As parcelas do financiamento variam de acordo com cada banco. O programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, oferece a possibilidade de parcelar em até 420 meses.


Quais as vantagens e desvantagens do consórcio imobiliário?

Confira quais são as principais vantagens e desvantagens do consórcio imobiliário:


Vantagens

Não precisa dar entrada: uma das principais vantagens do consórcio imobiliário é a possibilidade de não dar entrada. No fechamento do contrato é pago somente o valor da primeira parcela;
Não tem burocracia: diferentemente do financiamento, o consórcio não tem um processo de aprovação tão burocrático;
Isenção de juros: também ao contrário do financiamento, o consórcio não cobra juros. No entanto, é cobrada uma taxa de administração;
Possibilidade de usar o FGTS: a utilização do FGTS é uma alternativa pouco conhecida. Mas é possível utilizar o saldo do FGTS como lance no consórcio.


Desvantagens

Taxa de administração: apesar de não haver juros, é cobrada uma taxa de administração que fica em torno de 15% do valor da carta de crédito. Além desta taxa, algumas empresas cobram também o fundo de reserva, seguro e taxa de adesão;
Multa por desistência: caso haja o cancelamento do consórcio, não necessariamente haverá a devolução do valor total investido. Além disso, a maioria dos contratos preveem a devolução apenas ao final do grupo;
Depende da sorte: para ser contemplado, é necessário dar um lance de uma parcela significativa da carta de crédito. Ou, esperar ser sorteado no sorteio mensal.


Quais as vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário?

Confira quais são as principais vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário:


Vantagens

Agilidade: O financiamento imobiliário permite a compra de um imóvel em poucos meses, sem a necessidade de ter o valor total;
Pagamento parcelado: algumas instituições parcelam o valor do financiamento em até 420 meses;
Sai rápido: não é necessário ser sorteado ou fazer um lance, no financiamento a partir do momento em que o seu crédito for aprovado, você pode realizar a compra.


Desvantagens

Juros altos: a porcentagem dos juros do financiamento imobiliário variam, mas nos últimos anos têm estão cobrando uma taxa significativa. É provável que até o final do contrato, tenha-se pago mais da metade do valor apenas em juros;
Precisa de entrada: a modalidade exige o pagamento de pelo menos 20% do valor do imóvel como entrada.


Consórcio x Financiamento de imóveis

Consórcio x financiamento de imóveis, afinal, qual o melhor?


Não há uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende do seu momento de vida.


Se há a necessidade ou desejo de adquirir uma casa com rapidez, seja para sair do aluguel ou para investir, o financiamento pode ser a melhor opção. Isso, claro, se você tiver uma quantia significativa para dar de entrada.


Agora, caso não haja urgência ou você tenha a quantia estimada para dar o lance, o consórcio é uma boa escolha.


E se quiser ajuda para entender qual a melhor opção para você ou para encontrar o seu imóvel, conte com a imobiliária Pessato para lhe ajudar!


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO