Dicas para vender um imóvel sem dor de cabeça

Vender um imóvel nem sempre é uma tarefa simples, pois a venda envolve uma série de diligências e uma burocracia que às vezes parece infinita: são muitos documentos e muitas providências a serem tomadas até que a venda seja concluída. Mas existe uma forma de tornar esse processo mais leve e, pensando nisso, separamos algumas dicas para vender um imóvel sem dor de cabeça para ajudar a evitar o estresse que uma venda pode envolver.

Como ficou o mercado imobiliário em relação à venda de imóveis durante a pandemia?

A venda de imóveis é algo que acontece diariamente na grande maioria das cidades do país, e é esse mercado que ajuda a economia a se manter em estabilidade nos períodos em que está em alta. 

Porém, com a crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus, a economia enfrentou um momento bastante delicado, e com o mercado imobiliário não foi diferente. A venda dos imóveis em geral caiu consideravelmente, visto que muitas pessoas estavam em situação de vulnerabilidade financeira e acabaram optando por aguardar um momento mais oportuno para a aquisição de um novo imóvel. 

Em contrapartida, muitos imóveis acabaram sendo vendidos a um valor abaixo do normal, especialmente imóveis onde funcionavam alguns comércios, pois a crise os obrigou a encerrar suas atividades, e a venda do imóvel serviu para ajudar a quitar as dívidas provenientes da crise. Esses imóveis, adquiridos com uma maior liquidez em seu valor, poderão voltar a ser valorizados em um futuro bem próximo. 

Quais as expectativas para os próximos anos?

Com a chegada das vacinas e a pandemia se encontrando mais estável no país, o esperado é que a economia volte a girar e o setor imobiliário volte a se aquecer. Os imóveis que foram vendidos a valores irrisórios durante a pandemia recuperam seu valor real e podem começar a serem repassados a outros proprietários. Portanto, esse parece ser o momento ideal para adquirir e até mesmo vender o seu imóvel. Mas como fazer isso sem precisar passar por um período de desgaste e muito estresse?

Como vender um imóvel sem dor de cabeça?

A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você a vender um imóvel sem dor de cabeça e sem precisar perder tanto tempo correndo atrás de toda a papelada necessária.

Conte com a ajuda de uma imobiliária

A primeira dica para vender um imóvel sem dor de cabeça é contar com a ajuda de uma imobiliária. Se você deseja passar por esse processo de forma tranquila e sem precisar se preocupar com quase nada, a imobiliária pode mediar todo o trâmite entre você e o comprador, além de contar com profissionais capacitados para filtrar os compradores, com o objetivo de encontrar aquele que mais se enquadra com suas expectativas e que fará um bom proveito do seu imóvel. 

É a imobiliária também quem irá se preocupar com todos os documentos necessários, com as autorizações, assinaturas, valores, e tudo o mais que for necessário para a venda de seu imóvel. Sem dúvida, o processo de venda se tornará muito mais tranquilo com a ajuda de quem entende do assunto e que esteja habituado com esse processo.

Faça todos os reparos necessários em seu imóvel

Antes de anunciar a venda do seu imóvel, faça todos os reparos que forem necessários: pintura, instalação elétrica, hidráulica etc. Deixe-o pronto para o novo dono, e que não fique nenhuma pendência para trás. Além desses reparos agregarem mais valor ao seu imóvel, eles evitarão que o comprador volte atrás na decisão de compra ou se sinta lesado e venha a prejudicá-lo por isso. O ditado de que é melhor prevenir do que remediar se aplica bem a esse caso, portanto, faça os reparos no seu imóvel e deixe-o impecável para o comprador.

Revise a documentação

Nada de vender o imóvel com pendências, hein?! Certifique-se de que a documentação de seu imóvel esteja em dia, como IPTU, escritura e todos os demais. Faça isso com antecedência, para que o processo de venda seja concluído com maior rapidez e eficiência.

Cobre um preço justo

Se você realmente deseja vender um imóvel sem dor de cabeça, defina um preço justo para a venda. Leve em consideração o estado em que o imóvel se encontra, o tempo de construção, a qualidade da estrutura, a localização, metros quadrados úteis e mais alguns detalhes. Cobrar o preço justo envolve não somente evitar exageros, mas também não cobrar menos do que ele realmente vale. Caso não tenha ideia de como avaliar o valor do seu imóvel, a imobiliária pode ajudar você a entender quais critérios são levados em conta na hora de precificar os imóveis e dar a palavra final sobre quanto ele realmente vale. Você pode também fazer uma breve pesquisa do valor dos imóveis localizados na região onde o seu se encontra e fazer uma simples comparação.

Deixe o seu imóvel limpo

Tem uma visita agendada? Cuide da limpeza do seu imóvel. O imóvel limpo pode valorizá-lo ainda mais e despertar maior interesse em seus compradores. Sempre que possível, faça uma boa limpeza no imóvel, isso certamente ajudará a vendê-lo sem dor de cabeça pois os compradores, reconhecendo todas as qualidades de seu imóvel, não vão querer perdê-lo para outras pessoas e irão fechar a compra o quanto antes.

Essas são algumas das dicas para vender um imóvel sem dor de cabeça que podem ajudar a encurtar o processo de venda e deixar a sua mente mais tranquila. Esperamos que elas sejam úteis e ajudem a encontrar o comprador ideal para seu imóvel. Se quiser saber mais sobre o assunto, ou desejar um suporte profissional, clique aqui e fale diretamente com nossa equipe. Será um prazer ajudar você!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

ATENDIMENTO